Bom dia Manuela!! Você nos contagia, com sua simplicidade, mas ao mesmo tempo demonbstra nobreza em suas colocações, és o presente da política brasileira, e representa para muitos que estão começando, o exemplo fiel a ser seguido. Um grande abraço... Paulo Cezar SulzbacH. Militante do PCdoB Augusto Pestana, RS.
po, eu gostaria muito de fazer apenas um comentário elogiando o poema, de um alto nível.
lembrando os momentos de maceió, nós fizemos pequenas observações, que aquelas crianças (nós pequenos e pequenas) educadas em colégios que tinham uma educação voltada para o desenvolvimento humano, com aulas de educação física e "religião", ensino religioso, com escolas que tinham esportes paralelos, acompanhamento psicológico, etc, elas se desenvolveram de uma forma mais unida do que as crianças que se educaram em colégios com um ensino voltado para um para o desenvolvimento do "conhecimento", para passar no vestibular.
no colégio em que estudei, o madalena sofia, haviam alunos e alunas de diferentes classes sociais, de diferentes cores (não gosto de usar a palavra raça), de diferentes histórias de vida, e outras diferenças, entretanto houve um crescimento mais unido entre os alunos e alunas. digo, dos alunos e alunas no total, houve uma maior compreensão entre os alunos, mesmo pobres ou ricos, e de diferentes turmas e séries.
assim como no madalena sofia, outros colégios adotam esse "sistema" educacional, visando formar jovens cidadãos, dando vasão para que eles pensem a sua e a vida de quem os circunda de uma forma mais humana.
o outro tipo de "sistema" educacional, voltado para fazer com que o aluno obtenha o máximo de informações, de conhecimento quantificado, gerou pessoas mais ou menos individualizadas, talvez mesmo amendrontadas de pensar a resolução de problemas que enfrentam no dia a dia, tanto como menos capazes de lidar com situações envolvendo outras pessoas.
no madalena sofia, e em outros colégios que adotam essa forma de ensino, haviam pessoas ricas e pobres, mas hoje nos encontramos nas ruas e falamos, perguntamos a vida, essas coisas.
em colégios com o sistema educacional "padronizado", o aluno tem a impressão que paga pelo conhecimento recebido, ou seja, eles me dão as melhores informações e eu pago porque receber essas informaçoes vale a pena. há uma lógica individualista, que não pode gerar senão individualismo.
falo isso porque há algum tempo atrás dissemos que a educação integrada com base no desenvolvimento humano, é talvez a melhor e única forma de fazer com que formemos jovens capazes de serem decisivos coletivamente, de tomar decisões coletivas, de pensar coletivamente. e de uma forma humana e consciente.
existem milhares de profissionais que são aptos a trabalhar em lugares tão necessários para a formação do ser humano, como é a escola. psicólogos, professores de religião, professores de educação física, pedagogos, assistentes sociais, e mesmo zeladores e zeladoras, porteiros, que trabalham e formam a educação do aluno da mesma forma.
um novo congresso aí desponta, pedimos que a educação, de preferência a educação pautada no desenvolvimento humano, com as chaves que demos acima, seja vista com maior tato, com mais carinho.
esse talvez seja o pedido de governo de milhões de crianças.
Samuel, 31 de outubro de 2010, o dia em que o Brasil teve sua primeira mulher eleita presidente.
É a primeira vez que acesso o seu blog e seu site. Parabéns pela reeleição e que Deus possa iluminar seu caminho e sua vida. Muitos projetos e realizações na constante luta pela justiça de nosso país. E parabéns pelas referências musicais que você destaca em seus meios de comunicação. Grande beijo.
Bom dia Manuela!!
ResponderExcluirVocê nos contagia, com sua simplicidade, mas ao mesmo tempo demonbstra nobreza em suas colocações, és o presente da política brasileira, e representa para muitos que estão começando, o exemplo fiel a ser seguido.
Um grande abraço...
Paulo Cezar SulzbacH.
Militante do PCdoB
Augusto Pestana, RS.
Em festa,ele explodia, com delicados mísseis Tomahawk, os sonhos de crianças iraquianas cujas cabeças voavam como se fossem balões.
ResponderExcluirpo, eu gostaria muito de fazer apenas um comentário elogiando o poema, de um alto nível.
ResponderExcluirlembrando os momentos de maceió, nós fizemos pequenas observações, que aquelas crianças (nós pequenos e pequenas) educadas em colégios que tinham uma educação voltada para o desenvolvimento humano, com aulas de educação física e "religião", ensino religioso, com escolas que tinham esportes paralelos, acompanhamento psicológico, etc, elas se desenvolveram de uma forma mais unida do que as crianças que se educaram em colégios com um ensino voltado para um para o desenvolvimento do "conhecimento", para passar no vestibular.
no colégio em que estudei, o madalena sofia, haviam alunos e alunas de diferentes classes sociais, de diferentes cores (não gosto de usar a palavra raça), de diferentes histórias de vida, e outras diferenças, entretanto houve um crescimento mais unido entre os alunos e alunas. digo, dos alunos e alunas no total, houve uma maior compreensão entre os alunos, mesmo pobres ou ricos, e de diferentes turmas e séries.
assim como no madalena sofia, outros colégios adotam esse "sistema" educacional, visando formar jovens cidadãos, dando vasão para que eles pensem a sua e a vida de quem os circunda de uma forma mais humana.
o outro tipo de "sistema" educacional, voltado para fazer com que o aluno obtenha o máximo de informações, de conhecimento quantificado, gerou pessoas mais ou menos individualizadas, talvez mesmo amendrontadas de pensar a resolução de problemas que enfrentam no dia a dia, tanto como menos capazes de lidar com situações envolvendo outras pessoas.
no madalena sofia, e em outros colégios que adotam essa forma de ensino, haviam pessoas ricas e pobres, mas hoje nos encontramos nas ruas e falamos, perguntamos a vida, essas coisas.
em colégios com o sistema educacional "padronizado", o aluno tem a impressão que paga pelo conhecimento recebido, ou seja, eles me dão as melhores informações e eu pago porque receber essas informaçoes vale a pena. há uma lógica individualista, que não pode gerar senão individualismo.
falo isso porque há algum tempo atrás dissemos que a educação integrada com base no desenvolvimento humano, é talvez a melhor e única forma de fazer com que formemos jovens capazes de serem decisivos coletivamente, de tomar decisões coletivas, de pensar coletivamente. e de uma forma humana e consciente.
existem milhares de profissionais que são aptos a trabalhar em lugares tão necessários para a formação do ser humano, como é a escola. psicólogos, professores de religião, professores de educação física, pedagogos, assistentes sociais, e mesmo zeladores e zeladoras, porteiros, que trabalham e formam a educação do aluno da mesma forma.
um novo congresso aí desponta, pedimos que a educação, de preferência a educação pautada no desenvolvimento humano, com as chaves que demos acima, seja vista com maior tato, com mais carinho.
esse talvez seja o pedido de governo de milhões de crianças.
Samuel, 31 de outubro de 2010, o dia em que o Brasil teve sua primeira mulher eleita presidente.
Olá Manuela;
ResponderExcluirÉ a primeira vez que acesso o seu blog e seu site. Parabéns pela reeleição e que Deus possa iluminar seu caminho e sua vida. Muitos projetos e realizações na constante luta pela justiça de nosso país. E parabéns pelas referências musicais que você destaca em seus meios de comunicação. Grande beijo.