A queda de Palocci e a surpresa
Quando Palocci decidiu ser leal aos seus clientes fez uma opção. A opção de
Seguir a vida privada, de homem de negócios. A nós, pessoas públicas, não está dado o direito de optar a quem ser leal. Devemos explicações a nosso patrão: o povo.
Daí o erro em chamar apenas a bancada de seu partido para dar explicações, daí o erro em falar apenas para um canal de TV e um jornal, daí o erro em pedir bom senso.
Como em toda a relação hierárquica (nesse caso ele subordinado ao povo) Palocci deveria ter avaliado que o questionamento feito pela oposição só encontrou eco no população pois tinha sentido. Não feria o bom senso.
Todos ficaram em dúvida com relação ao seu patrimônio.
Ele saiu.
A grande surpresa é a indicação de Gleisi para a casa civil. A Dilma de Dilma, como tem sido chamada. Uma
Gerente de governo. Uma mulher, senadora novata, representando um estado da região Sul. Ok. Tenho a convicção de que ela fará um grande trabalho.
Como deputada do PCdoB, espero que o governo faça do limão uma limonada: da crise a oportunidade de sua reinvenção na relação com o Congresso (que inexistia); da divisão de poder (que estava centralizado na casa Civil); da opção programática mais desenvolvimentista (em contraposição ao rentismo representado por Palocci).
Mas sua indicação traz elementos muito mais simbólicos do que o seu nome.
O maior deles é a incapacidade de todos preverem o que Dilma pensa, como desenha o governo e com quem se relaciona. Excetuando jornalistas muitíssimo bem informados
(como meu amigo Jorge Moreno), nenhuma alma viva imaginava Gleisi na Casa Civil. Muitos nomes foram citados. O dela não. Logo, Dilma se mostrou mais surpreendente do que todos previam.
Além disso, ao escolher um nome fora do circuito tradicional a Presidenta deixa claro que é a chefe de seu governo e que permite e estimula a Renovação da política e de seu próprio partido, rompendo com o poderoso ciclo paulista.
Fiquei feliz pelo elemento surpresa, confesso. É bom ver todas as caras de
Choque de todos os caras que fazem de tudo para estar ali.
Aliás, talvez o que mais tenha me feito feliz é ver alguém que não abriu mão de tudo na vida para Estar justamente ali, no centro do Poder, na casa civil.
Bom antes tarde do que nunca.
ResponderExcluirPAPO FURADO!
ResponderExcluirVOTAR PELA NÃO CONVOCAÇÃO DO PALOCCI COMO FIZESTE: DAÍ O "TEU" ERRO...AGORA VAMOS "ENGOLIR" O BATTISTI! MAIS UM BANDIDO PARA SE JUNTAR AOS NOSSOS POLÍTICOS...
ResponderExcluirA SR não tem muita moral pra falar porque a senhora nos traiu a votar o codigo florestão... cade a a sua subordinação ao povo??? No dos outros é refresco neh.. Hipocrita...
ResponderExcluirHá uma menina...há mais eleitor iludido...
ResponderExcluirPaloffi caiu pq desativou (tentou) o dá-lá-daqui. Mas não gosto delle.
ResponderExcluirPaloffi caiu pq desmontou o dá-lá-daqui. pifou
ResponderExcluir