quarta-feira, 23 de maio de 2012

Código florestal e a sexta-feira...

Sexta-feira a presidenta Dilma deve anunciar o seu posicionamento sobre o código florestal. Tenho acompanhado de perto - por ser deputada federal - cada momento dessa batalha. Soube hoje que a tendência é que ela faça um veto parcial. É essa posição que julgamos, eu e meu partido, a mais justa e responsável. 

O projeto é uma obra complexa, vivemos momentos tensos. Julgo que o texto do senado foi produzido num momento de maior acordo aproveitando debates começados na câmara. Quem está aqui sabe que é assim que funciona: câmara e senado se corrigem, complementam. Por isso votei a favor do texto do senado. Muitos viam o sim no painel e não entendiam que o sim representava sim ao texto equilibrado, aprovado por PCdoB, PT, PMDB, PDT, PTB, PP. Ou seja, um texto mais consensual.Tenho certeza que a presidenta - mulher firme, convicta, estudiosa e defensora do desenvolvimento e da sustentabilidade (e não de um ou outro) tomará a melhor decisão para o Brasil e para o Rio Grande. 
----------------Sigo com a mesma preocupação de anos: o código florestal trabalha com poucos temas urbanos. Mesmo a versão do senado. As cidades são as verdadeiras responsáveis pela degradação ambiental. É preciso assumir as responsabilidades e propor soluções.


*(Abaixo, reproduzo matéria com nosso presidente nacional expondo sua opinião sobre o veto presidencial)
Quinta, 10 de Maio de 2012 às 09h 05Deborah Moreira

Da redação do Vermelho 

Pelo veto parcial do Código Florestal

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, defendeu nesta quarta-feira (9) o veto a alguns pontos do Código Florestal, como a exclusão da definição sobre as faixas de áreas de preservação permanente (APPs) a serem recuperadas nas margens dos rios. Rabelo lembra que, antes das alterações propostas pelo relator, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que agradaram aos ruralistas, as diversas forças políticas, incluindo o PCdoB, tinham acordado um texto no Senado.
“O texto do Senado era referência para nós. Ele foi construído sobre o texto original da Câmara e conquistou o apoio de uma maioria.”, ponderou o presidente do PCdoB.
(...)
"Veta Dilma"
O assunto ganhou destaque e vem gerando grandes discussões e até manifestações de diversos setores da sociedade como o “Veta, Dilma”, que vem ganhando adesões. Para o presidente da legenda comunista, é preciso equilibrar desenvolvimento com sustentabilidade, levando em conta as condições reais de quem produz no país.
“Agora, cabe a presidente Dilma avaliar e ponderar o que prejudica o desenvolvimento e a sustentabilidade. Se algo criará problemas de degradação ao meio ambiente é claro que a presidente tem toda a autoridade para interferência”, completou Renato Rabelo.
(...)


Um comentário:

  1. Hoje fizemos na minha cidade o movimento Veta Dilma.
    Acredito que seja válido e que ela vete.

    Aguardo tua visitinha no blog.

    http://universofemininobydani.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir