segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Relembrar é preciso


Algumas datas e alguns fatos da história mundial precisam sempre ser rememorados. Há exatos 67 anos (6/8/1945), era lançada a primeira bomba atômica sobre a cidade de Hiroxima. No dia 9/08/1945, foi a vez do segundo absurdo, a bomba sobre Nagasaki. O que hoje nos parece tão irreal, tão inconcebível, matou 78 mil pessoas de forma imediata, outras 62 morreram em poucos dias e milhares morrem e sofrem até hoje com os efeitos da radiação. Isso apenas em Hiroxima.

A história, quando vista de fora, às vezes parece tão distante de nós... Por isso que sempre repito: reviver, relembrar é preciso para que jamais voltemos a repetir os mesmos erros. E repetimos, basta olharmos para o lado.

As imagens desses episódios ainda pairam em nossas memórias e permanecerão para sempre. São imagens que toda guerra produz: a de inocentes e anônimos atingidos, vítimas de poucos que optam pela guerra para superar algo que nunca é justificável. Sim, porque nada justifica uma guerra.

Que esse dia e que o dia  9 de agosto sejam sempre momentos de reflexão para que a gente mude o presente sem violência, sem guerra, sem opressão, sem egoísmo, sem ultrapassar os limites que a ética e que a vida naturalmente nos impõem e que poucos insistem em não reconhecer.

4 comentários:

  1. Há algo em teu discurso que me traz o passado bom, o passado de algo que vale a pena lutar, sim, luta por algo diferente, não simplesmente a política, mas a democracia: ser jovem não é pecado, ter idéias adequadas para melhorar a vida, não apostar nos CORONEIS ATUAIS, é ter coragem, não ficar esperando respostas e sim desafiar o medo, para fazer o que não fizeram até agora é MAIS IMPORTANTE DO QUE APOSTAR NO HOJE, PENSAR NO FUTURO COM SACRIFÍCIO E PAIXAÃO É VIABILIZAR AS GERAÇOES FUTURAS!!!

    no GOVERNO , MUDAR É NECESSÁRIO, PENSAR É DEMOCRÁTICO!!

    IF YOU DON'T LIKE ME , i'M SO s

    ORRY

    KS F YOU

    i'M PROUD OF YOU!!!

    ResponderExcluir
  2. À Candidata Manuela,

    Há uma preocupação com a sua juventude que eu não consigo entender. Os mais "velhos" nada fizeram e nada fazem. Qual o motivo, portanto, dessa preocupação?
    Seria de questionar os mais velhos porque não fizeram e nada fazem ou seria muita grosseria?

    Um abraço e sou sua eleitora e cabo eleitoral todos os dias. Tenho certeza da sua vitória.

    Um abraço,

    Daniel Ribeiro Xavier

    ResponderExcluir
  3. Saudades!beijinhos do Papi

    ResponderExcluir
  4. Saudades!beijinhos do Papi

    ResponderExcluir