sábado, 4 de setembro de 2010

Juventude e eleições

O que a juventude precisa?

Há dias ando incomodada com o uso feito por algumas candidaturas da palavra "jovem". De forma vazia, apenas com a linguagem jovial, afirmam ser " tudo" o que essa faixa populacional precisa. 
Estou terminando meu segundo mandato aos 29 anos (fui vereadora e deputada federal). Antes disso, desde os 16, militei em organizações de juventude. No movimento estudantil e na UJS. Meus dois mandatos foram dedicados de maneira intensa as pautas de segmentos da juventude. E foram conquistados com uma ampla votação entre pessoas de 16 a 29 anos (aquilo que a ONU e agora nossa constituição entendem como juventude).  Mesmo assim jamais me outorguei o título de representante da juventude, ou melhor, como a única representante da
Juventude. Tenho claro que os mais de 35 milhões de brasileiros com essa idade tem visões diferentes de mundo, necessidades e opções distintas. Tratar do tema juventude é como tratar do tema das mulheres: existem temas que unem a todos nós, a exemplo da luta pela participação politica, do protagonismo. Mas temos também nossas diferenças. Queremos participação e direitos. Mas existem jovens que defendem a universidade publica e jovens que a consideram um gasto. Existem jovens que defendem a Livre orientação sexual e jovens que acham um absurdo o combate à homofobia.
Por que escrevo tudo isso? Porque quero a galera pense em que projeto cabem suas idéias e sonhos. 
Num país em que a maior parte dos jovens vive a desigualdade de maneira muito intensa, será que o projeto que comporta os nossos sonhos é um qe prevê o estado mínimo? Será que o projeto que sucateou nossas universidades públicas e decretou o fim
Das escolas técnicas federais representa nosso sonho de qualificação profissional? Para mim, não!! Será que aqui no Rio Grande a juventude cabe no projeto que liquidou nossa universidade estadual? Que não valorizou nossas escolas de Ensino Medio? Para mim, não. 
Para mim, o sonho de grande parte da juventude é estudar, se qualificar profissionalmente, garantir que seus filhos (Sim! Muitos jovens tem filhos!!!) tenham vagas em creches, ver que os amigos não morrem na guerra do crack nem no tráfico nem nos hospitais esperando internação. Queremos ser
Felizes! E ver aqueles que amamos felizes! 
Por isso minha opção nessas eleições é por aqueles que significam um projeto de desenvolvimento nacional que garanta direitos para os trabalhadores e distribua renda. Um projeto que inclua a juventude com seus direitos garantidos. Um projeto em que a gente não seja objeto! Em que nós sejamos atores da nossa estória! Um sonho que não seja nosso só no período eleitoral. Um sonho que não seja lembrado só por quem precisa de votos, mas cotidianamente. 
Cada um escolhe o seu. Essa é a autonomia e liberdade que também queremos. Meu sonho passa pela eleição de Paulo Paim e Abgail, de Tarso Genro e Dilma. Aqueles que lutaram e lutam por um Brasil de todos.
 

10 comentários:

André Brito disse...

Me mata do coração! =D

Anônimo disse...

essa questão da homofobia é estranha
e complicada

vou contar uma história

certa vez eu tava no cinema da fundação, em recife, ao lado do rio capibaribe, e eu fui fumar um cigarro normal, um rapaz chegou e foi fumar comigo, eu fiquei olhando o rio, e o cara começou a achar que eu era lezo, porque eu fiquei olhando o rio calado, chegou uma menina e olhou pra mim, e ele disse baixo pra ela pensando que eu não tava entendendo, "é só fumar que agente consegue", eu entendi, olhei pra ele e me distanciei, na verdade, fiquei nervoso, com uma puta vontade de quebrar ele, porque eu tava sendo legal com ele, e ele queria me estuprar, e ele era de classe média, provavelmente fazia algum curso universitário de comunicação,
e agora te pergunto? o que é mais fácil, levantar uma bandeira porque pessoas que não entendem como as coisas acontecem gostam de ouvir essa bandeira ser levantada por sugerir uma falsa liberdade, ou colocar a realidade como ela é?
os homossexuais são responsáveis pela maior parte dos estupros no brasil, mas o que é mais fácil?

voce sabe quem

Noses disse...

Ilma., permita-me, replica referente ao comentário de 5 de setembro de 2010 17:00:
A realidade para muitos é a aceitação de estar sem perspectiva de qualidade de vida para si e para a família, sendo obrigados a seguirem uma conduta de vida oprimida e sem visão. A liberdade busca-se através do fornecendo de condições e oportunidades igualitárias. Os que empunham a bandeira reivindicativa reconhecem a ingenuidade e distorção em que são submetidos. Agora se indague: Queres deixar como está, Acomodado?

Emanuelle Freitas disse...

Demais Manuela! AS ESCOLHAS DA JUVENTUDE MUDAM A HISTÓRIA!

Anônimo disse...

qual a opinião da candidata quanto ao desarmamento do cidadão de bem?
Gustavo

Manu disse...

Samuel, achei q tinhas pedido p não publicar

Felipe Braga disse...

É por isso que estou com Igor Bruno, aqui no Rio. Assim como você no Rio Grande do Sul, ele está em sintonia com a Juventude.

Armando Ziller disse...

Manu, Se é que posso já chamá-la assim.
Fiquei curioso para conhecer seu trabalho uns dias atras, até porque moro em Minas Gerais desde a minha infancia apesar de ser gaúcho. Realmente fiquei surpreso!
Muito talvez pelo preconceito de você ser "Jovem". Lendo agora seu post me convenço que da mesma forma que jovem está mais ligada ao espírito de cada um e conheço jovens de 80 anos, experiência política se faz com acumulo de trabálhos realizados e você com certeza é uma militante com vasta experiência de apenas 29 anos.
Acredito que o Brasil precisa sim de um choque de ideias novas e de pessoas com muita garra e inteligência como você. parabéns!

Ana Flávia disse...

Olá Manuela. Tche, tem uma guria na minha turma que não gosta de ti a ponto de quase rasgar teu folheto de proposta só porque nele estava escrito que tu apoia a candidata a presidencia Dilma Roussef. Detalhe: Estudamos no Instituto Federal Sul Rio-Grandense campus Pelotas. Sendo assim, é como se ela cuspisse no prato que come e que provavelmente vá render uma boa "renda" para ela futuramente. O governo Lula, acredito que isso inclua a candidata Dilma, foram os que mais investiram na educação profissionalizante. Eu fico muito absmada que as pessoas não enxerguem isso, ainda mais participando dessa evolução. Tu, inclusive, fez com que o estágio se tornasse obrigatório para os estudantes, além da meia entrada no cinema e em outras atividades culturais e esportivas. Tenho orgulho de fazer a minha parte participando do grupo de debates da qual eu e mais alguns amigos "fundamos", mas esse tipo de guria que não entra realmente na história de cada candidato (quando é possível) não acaba me deixando desanimada e com um pouco de raiva. Mas enfim, só tenho que te agradecer. Obrigada.

Sérgio Buchain disse...

Bah! Manu, eu precisava te dar aquele abraço! A emoção da tua eleição e como ela ocorreu, me emocionou profundamente! Gostei da inclusão do Chico Buarque, aliás, tenho tudo dele.....sucesso na campanha da Dilma. Precisamos muitooo!!! Que ela ganhe e alinhe com a gente aqui... qual o evento de hoje? Bjus Sergio Buchain