quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mais perto da nova escola

Há muitos anos a UBES, entidade estudantil secundarista, defende a "nova escola". Uma escola que dê conta da diversidade da juventude, que prepare nossos jovens para o mundo e para o mundo do trabalho. Uma escola que não seja igual a escola de nossos pais. Se não é igual mundo, como achar
Natural que a escola/ educação o seja?
O enfrentamento da evasão no Ensino Médio é a tarefa mais urgente daqueles preocupados com a inclusão da juventude no projeto nacional de desenvolvimento. Para isso são necessárias muitas ações. Pensar no transporte desses jovens para a escola, em mais escolas noturnas, em mais segurança. Debater, inclusive, a exemplo de grandes nações, bolsas de estudo para jovens que não conseguem conciliar educação e trabalho. Integrar as escolas aos avanços da tecnologia. 
Mas a mais estrutural das mudanças deve se dar naquilo que é ensinado. Nesse sentido, as mudanças aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) são fundamentais. Agora será possível flexibilizar o currículo em quatro áreas (ciência, tecnologia, cultura e trabalho), Os cursos noturnos terão uma carga horário não presencial. O CNE também aprovou a possibilidade de um período maior que três anos para a conclusão do ensino médio.
O caminho para termos uma escola de Ensino Médio mais próxima do estudante, do mundo e do mundo do trabalho é longo. Mas são grandes os passos dados pelo Conselho Nacional de
educação.  

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito me deixa alegre que o Brasil está rumo a re-estruturação da educação. Mas é por demais importante saber, não apenas educar os jovens - ora filhos - , mas re-educar os adultos (ora pais), para que aquele jovem possa expor suas idéias dentro de seu contexto familiar sem ser reprimido.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Dep. Manuela,
Toda e qualquer iniciativa para melhorar a educação merece aplausos e apoio.
Sou professor de ensino médio e acredito que deva equipar todas as escolas com tecnologia e cultura de solidariedade. Além de valorizar o estudo, trabalho tão difícil, mas recompensador para o aluno e pais.
Santa Luzia do Oeste, Ro
Abraço!

Ferreira K. P. disse...

Sempre fui favorável a aumento da carga horária do ensino Médio. A decepçãso com a criação de mais um ano no Ensino fundamental me deixou triste, porque espera a criação da 9ª séria, no entanto, foi oficializado o ensino pré-escolar. Passou-se a alfabetizar as crianças na 2ª séria. No Ensino Médio é fundamental que seja executado com 4 anos, semdo este último ano voltado com atençao maior ao vestibular ou como preparação ao ingresso em escolas técnicas que realizamseleção de candidatos.
Acesse meu Blog também e deixe seu comentário, assim estaremos trocando informações relevantes em prol da educação.
www.ferreirakp.blogspot.com

Juliana Lemos Batalha disse...

" Mais perto da nova escola"

É muito bom sabermos que o CNE finalmente constatou a necessidade de mudanças na educação tradicional, que no momento, encontra-se defasada, acredito que estas mudanças trarão significativas transformaçoes ao longo do tempo, eu, como licenciada de formação, entendo que na prática tudo é diferente, então acredito que será necessário dar total importância a essas transformações para que na prática todas estas mudanças realmente ocorram. Peço a gentileza que assistam um vídeo interessante sobre as mudanças de paradigmas no contexto educacional, na minha opiniao, tudo a ver com o assunto, segue o link, com um video super criativo: http://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U