sábado, 23 de julho de 2011

Direito de defesa

A cada vinte minutos abria os emails. Hábito adquirido com o smartphone. Dois meses antes havia recebido um email do pai de Joana Silva pedindo ajuda para resolver o problema de saúde na Familia. Não conhecia a menina, mas encaminhou
para que a equipe tentasse resolver. Meses antes, recebeu ligações de uma psicóloga perguntando se ela conhecia uma Joana. Não, ignorou.
Abriu o email mais uma vez. Um email de uma tal Joana, que ela nem
sequer sabia quem era. Era o pai, agora ela lembrava. Pedindo para que ela entrasse em contato imediato com ele antes de ter a
Imagem prejudicada. Sabendo que não havia feito nada de errado, encaminhou o email para a equipe e pediu para que entendessem e resolvessem. Ui! Era complexo. A menina dizia que havia enviado muitas imagens pessoais para ela. Como assim? Não era ela. Para quem era? Acionou a polícia e as explicações apareceram. Não era ela, Óbvio. Parte era mentira da menina, parte uso de 3os de seu nome.
E se aquela versão  tivesse parado em mãos ou vozes afoitas pela noticia? Haveria como Corrigir? Talvez não. Ela havia ajudado a salvar a menina dos problemas. Mas poderia ser culpada por eles.


Sempre defendi a todos o direito de defesa. De certa forma, recentemente, a vida me deu a chance de ver essa defesa servir para mim própria. A história contada acima é real e resolvi contar para verem como vivemos problemas irreais, loucos, que, em mãos erradas poderiam destruir vidas. No caso concreto a minha.

2 comentários:

Fátima disse...

Geralmente é assim, no afã de fazer notícia e conseguir audiência, jornalistas apressados divulgam fatos sem antes examiná-los com afinco; outras vezes, nem por má-fé, mas por inocência mesmo.

O problema é que raramente há retratação, ou, quando há, ela é medíocre frente ao tamanho do estrago causado ou não tem a mesma visibilidade, já que a maioria das pessoas só se interessa por catástrofes, pouco importando a verdade por trás da narrativa.

samuel disse...

Queria denunciar o cantor wado por participar de um caso de violência sexual no show que ele fez em maceió na choperia orakulo no dia 08 de dezembro de 2007 e queria dizer RAFAEL SORIANO PORCO PEDÓFILO ESTUPRADOR (aceite deputada!)