domingo, 29 de abril de 2012

Minha ídola

Quando a vi caminhando em Paris até um restaurante de sua preferência, pedindo informações e, depois, escolhendo nossos pratos com um francês vivido, senti o coração apertar e uma vontade grande de chorar. Chorar de orgulho.
Hoje li na Zero Hora a entrevista da Gi sobre eleições na França.
Meu coração aperta pois sei, como alguns de nós, que Gisele representa gerações de jovens pobres e negros que lutam por um sonho. A menina entrevistada, mestranda na Sorbonne, é a Gisele telefonista. É a Gisele sambista do Leopoldina, é a menina que "desceu o morro" sem trair o morro. Ao contrário. É a menina que me emocionou, dentro do metrô em Paris, ao dizer que sentia-se obrigada a voltar a Porto Alegre para ajudar na eleição. Como poderia ela perder a chance de ajudar centenas de pessoas?
Gisele, que mora em 12m2, cuida de crianças para viver enquanto estuda em Paris. Gisele que estuda na biblioteca do centro pompidue, gisele que come no RU. Gisele é minha ídola.
Menina de carne e osso, sorriso largo com dentes brancos que constrastam com a pele negra, menina da escola pública, batalhadora, qua saía correndo do mandato para a universidade paga com muito trabalho (ainda antes do PROUNI). Menina que um dia me encheu os olhos d'água e o coração de orgulho ao pedir demissão e anunciar: "fui selecionada. É hora de ir pra França".Gisele é minha ídola pois é de verdade. E transformou sonhos em realidade.

6 comentários:

Maria Eduarda disse...

Que exemplo! Essa é daquelas histórias que a gente lê e renova as forças, volta a acreditar que vale a pena. E vale a pena se o sofrimento por não realizar um sonho for maior do que o sofremos por não realizá-lo. Parabéns! E, mais do que isso: obrigada. :))

Valfrido Silva disse...

Conheci outra "Gisele", saída da zona rural aqui da minha região (Dourados-MS, com muito orgulho), que depois de virar a capital francesa do avesso escreveu um livro (imprescindível para turistas) - "Minha Paris Brasileira". SEu nome, Mazé Torquato, morando há vinte anos num apertamentozinho de frente para a Torre Eiffel e que continua, à pé, mostrando Paris aos brasileiros que a procuram. Boa eleição aí grande deputada.

Unknown disse...

Empenho é a obrigação de quem tem objetivo,admirável sim!Mas,como já ouvir cantar:"cada ser humano é um Universo em crise..."Debelados existem,desafortunados também e camo só vence aquele que só espera milagres de Deus e desconfia do homem(ou mulher)e não tem duvida do potencial da humanidade...para o bem ou para o mal todos fomos feitos para superar o impossivel e só sucumbiremos para nós mesmos!fé em Deus!E amo todos aqueles que valoriza o amor!

Marinha disse...

Francês vivido! Começamos juntas o curso de francês. Eu parei; ela não. Gisele vai além sempre. Gisele é dona de um sorriso que encanta e denuncia a certeza de que é possível conquistar o mundo. Entre tantos exemplos, temos esse em comum, Manu, a Gi é minha ídola também.

Alan Genro disse...

Nobre Deputada;
Será muito simples, ao menos pra mim, definir Gisele.
Guria,Inteligente,de Sábia Expressão. Logo Existirão milhares de "Giseles", para que juntos tracemos mais um pleito memorável, inesquecível e desejável!

Alan Genro disse...

Nobre Deputada;
Será muito simples, ao menos pra mim, definir Gisele.
Guria,Inteligente,de Sábia Expressão. Logo Existirão milhares de "Giseles", para que juntos tracemos mais um pleito memorável, inesquecível e desejável!