segunda-feira, 18 de abril de 2011

A nossa auto-estima e a Copa de 2014

Um país é constituído por muitos aspectos. Sua economia, sua cultura, acesso a moradia, informação. Também poderíamos levar em consideração sua auto-estima para avaliar.
Estive na África do Sul no final do ano passado. A copa já havia acabado e todos sabemos que foi recheada de falhas. Aliás, andei pelo aeroporto, vi o overbooking da principal companhia do país, testemunhei a inexistência de transporte público naquele país.
Mas foi impossível me importar Com isso. O povo tem uma auto-estima tão elevada, uma versão tão positiva sobre a copa, sobre tudo. Eles sabem que não foram perfeitos. Mas sabem que fizeram o máximo! Sabem que o mundo viu a alegria da "bafana, bafana", sabem que o povo conheceu a superação do povo que venceu o aparthaid e levará para todos os cantos do mundo uma idéia de África do Sul desenvolvida, que não tem serviço de taxi mas não tem sujeira no chão. 
Essa é a visão que saí. Serviços médios. Povo maravilhoso. Superação. Trabalho. Unidade nacional.
Eu sou daquelas que acreditam que nossas obras ficarão prontas em tempo para 2014. Então, esse post não é uma defesa prévia. O que motiva
Esse post é que cada vez que eu entro em um avião e escuto alguém dizer: "e ainda querem ser sede da copa" recordo dos sul africanos.  Penso que mais que obras precisamos de mais auto-estima. A copa é para o mundo. Mas deve ser mais para nós mesmos.
-------------
Escrevi esse texto voando para Whasington. Chegando aqui no seminário sobre inovação conformei minhas palavras. Eles descrevem que se há um aspecto decisivo para tanto empreendedorismo americano é a
Idéia de que o fracasso é apenas um
Passo da caminhada do sucesso. Ou seja, auto-estima. Todos sabem que não sou uma apavonada pelos EUA e nem pela forma como agem
Internacionalmente. Mas do ponto de vista da inovação são muito competentes.

2 comentários:

Cleber Gomes disse...

Meu único receio em relação à Copa é que aconteça como no Pan Americano, que falaram que a população ia se beneficiar das obras, que por sinal foram superfaturadas, hoje tá tudo abandonado, nenhuma criança das escolas municipais utiliza qualquer espaço, o Metrô para a Barra da Tijuca ficou só no papel, quer dizer a população em si não ganhou nada, só os políticos e donos de construtoras! E mais, eu acho que temos coisas muito mais importantes para aplicar o dinheiro público, doque Copa do Mundo e Olimpiada, escolas, hospitais, casas populares, etc, etc, etc!!

Adriano Lira disse...

Na verdade, eu desejo o melhor para a Copa no Brasil, mas não estou muito confiante. Sei que no fim tudo poderá dar certo, mas temos que parar de resolver tudo aos 45 do segundo tempo... a auto-estima é um ponto forte, mas os governantes estão bem relaxados, o que é muito ruim.