terça-feira, 5 de abril de 2011

Simples assim

Tem muita gente de boa fé que faz confusão. Mas tem um tanto de gente que confunde propositalmente conceitos para encobrir outras opiniões. Sou uma mulher que trabalha, paga impostos em dia. Logo, sou livre. Teria minha liberdade restrita apenas se cometesse algum crime certo? Certo. Agora imaginem se eu alegasse que fere a minha liberdade eu ter que andar vestida. Estaria certa? Em uma tese muito abstrata sim. Porque somos culturamente adaptados a usar roupas (tanto que várias tribos indígenas, por exemplo, não as usam). E eu poderia dizer que não aceito, que acho uma coisa opressora etc. Mas, cá entre nós, ninguém se sente menos livre por andar vestido.

Da mesmo forma funciona a liberdade de expressão. Valor mais caro da nossa democracia. Como militante comunista, como jornalista, como brasileira, jamais defenderia qualquer atentado ao direito que todos temos de nos expressar. É uma conquista dos que lutaram pela democracia (daí ser tão irônico ver os que apoiaram a ditadura a defendendo! mas... sejam bem-vindos!). Mas mesmo na nossa Constituição Cidadã a liberdade de expressão respeita conceitos. Lá está escrito: é livre a manifestação do pensar, sendo vedado anonimato. Quando vedamos o anonimato estamos proibindo alguém de se manifestar? Não!!! Estamos apenas pedindo que essa pessoa assuma a responsabiliade pelo que diz. Por que? Porque ele fala e é responsável pelo conteúdo de sua fala. Assim, se eu me sentir injuriada, por exemplo, posso agir em minha defesa.

Da mesma forma, se alguém cometer o crime de racismo deve ser responsabilizado por isso. Ninguém o proibiu de falar. Isso seria censura. Apenas queremos que responda pelo conteúdo do que falou.

Simples assim.

1 comentários:

Diva Magalhaes disse...

Adorei e concordo! Esse sujeito é um louco!