sábado, 12 de maio de 2012

Feliz dia das mães

Minha mãe me ensinou a acreditar no amor e na força que ele tem. Minha mãe me ensinou a ver que as pessoas, todas elas, são cheias de virtudes e cheias de defeitos. Foi ela tambem que me ensinou a tolerância e a flexibilidade são as marcas dos fortes de caráter. Os fracos gritam. Os fortes escutam. Minha mãe me ensinou que a vida pode ser reinventada pois ela o fez!
Ela me ensinou que pessoas se comunicam com os olhos. Mas ela consegue ir além: sentir como estamos - nós, os 5 filhos - do outro lado do mundo. Sei lá se é intuição, premonição ou qualquer outro "ão" o nome disso. Sei que existe e que ela tem.
Existe uma única pessoa no mundo que sempre sabe como estou. Sem twitter, email, telefone, olhares ou sinal de fumaça. Minha mãe. Talvez isso aconteça pelo sinal idêntico que temos no peito. Não sei. Sei apenas que a amo muito.
A todas as mulheres que se comunicam de maneira magica com os seus filhos, a todas as mães, saúde e paz.

------------
Não me lembro de um dia sequer de minha vida adulta em que eu tivesse dúvidas sobre ter filhos. Sempre os desejei. Ocorre que a vida nem sempre nos permite ter tudo e eu abri mão, até hoje, para me dedicar a tentar melhorar primeiro minha cidade (fui vereadora) e depois o país. Talvez muito motivada pela idéia de melhorar, transformar o mundo que meus filhos viverão.
Fato é que esse domingo ainda não é meu dia. Espero que seja um dos últimos...

5 comentários:

Dione Cortinaz disse...

Sua historia de vida e trajetória política é muito linda, assim como vc camarada uma beleza exterior e interior magnífica! Parabéns mesmo assim pois vc é filha e um dia com certeza este domingo também será seu, como é meu.

Dione Cortinaz
Presisenta do PCdoB de Barra do Ribeiro

Dione Cortinaz disse...

Sua historia de vida e trajetória política é muito linda, assim como vc camarada uma beleza exterior e interior magnífica! Parabéns mesmo assim pois vc é filha e um dia com certeza este domingo também será seu, como é meu.

Dione Cortinaz
Presisenta do PCdoB de Barra do Ribeiro

Joel Bento Carvalho disse...

Feliz dia das Mães!
O que dizer para as mães para que elas sintam-se plenamente homenageadas?
Eu te amo?
Tu és linda?
Tu és a mais sábia?
Só tu me entendes?
Eu te adoro?
Não!
Acho tão pouco!
Uma ninharia!

Então o que dizer? Eu lembro da minha mãe. Não havia as facilidades de comunicação! Nas comemorações maiores como este dia, mandava-lhe uma carta. Diga-se de passagem: não é a mesma coisa que falar pelo telefone ou conversar pelo MSN ou Face. Então as "conversas" eram mais espaçadas: carta que ia, carta que vinha. Intervalos grandes. Fazia-lhe versos para enfeitar e mandava-lhe cartões procurando mitigar a ausência que sempre me cobrava. Mãe é assim. Parece que se importa mais com os pintos que estão longe de suas asas e muito pouco com aqueles que lhe rodeiam. Mas não é assim. Os que estão perto elas sabem só de olhá-los que estão bem. Aos ausentes, mesmo tendo notícias não é a mesma coisa que olhar olho no olho. Por isso acho as mães de agora mais agraciadas do que as de antanho! Com toda essa tecnologia.

Continuo sem saber o que dizer para englobar todos esses pensamentos.
Então fico com os dizeres de várias crianças de todos os tamanhos que numa reportagem de uma TV, repetiam sem saber umas das outras a seguinte frase:

A minha mãe é a melhor mãe do Mundo! E cada uma individualmente é a melhor coisa que acontece com cada criança!

Feliz dia das Mães!

Anônimo disse...

Tenho certeza que brevemente todos os dias serão "dia das mães" para você. Ser mãe é estar presente, é ser amiga, é ser cúmplice é ser tantas coisas que sempre digo "dia das mães" são todos os dias.

Parabéns por todos os dias que virão e que serás mãe neles todos.Isso é o importante.

Elizabete Vergueiro.

Andréa disse...

Olá, adoro seu blog. Sempre passo por aqui, mas nunca havia comentado.

Pouco a pouco, mediante os lindos textos que escreve sobre sua mãe, fui me tornando uma grande admiradora dessa mulher. Eu gostaria de vir a ser uma mãe (e uma mulher) tão especial como ela é.
Um abraço em vocês duas.