sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Obrigada, Ju


Fogo se apaga com água, como sempre digo citando Confucio.

Hoje Jussara Cony, minha amiga, mulher com mais de 40 anos dedicados a luta política, apaga os incêndios do preconceito com seu afeto.

Obrigada, Ju.

MENOS MACHISMO, MAIS DEBATE, por Manuela d’Avila.

“Às vezes me pergunto se querem debater minha vida ou a cidade... Eu quero debater a cidade. Esta cidade merece ser debatida!”

Manuela,

Há momentos em que, com sabedoria, paciência revolucionária, história de vida e grandiosidade política, temos o dever de despir a hipocrisia contida nas relações de poder.

A isso, mais pela vida do que por conhecimento, me proponho! Em tua homenagem! Porque, nesse momento, para mim, representas milênios da brava, aguerrida e linda história das mulheres...

Como diz a poesia: a dor e a delícia de ser mulher...

Porque, Manu, despir a hipocrisia, na realidade, é colocar a nu – para quem tem olhos e compromissos voltados para um novo mundo – o significado da violência em uma de suas formas mais agressivas para a humanidade, porque permeada de sutilezas e máscaras: a da relação de poder!

Há uma frase, Manu, que me conduz desde 1968 – ano de lutas por liberdades democráticas no Brasil e no Mundo, escrita no Teatro Odeon, em Paris.

“Arrisca teus passos por caminhos que ninguém passou! Arrisca tua cabeça pensando o que ninguém pensou!”
Fecho meus olhos...

Assim o faço quando enlevada por amor, amizade, precisão e responsabilidade!

Meu cérebro e meu coração, em dialética e amorosa relação, constroem a imagem, linda e audaciosa imagem, de uma jovem, como tu, protagonistas as duas da construção histórica, cada uma a seu tempo, a pichá-la, em uma noite...em Paris... no Brasil...

Ancestralidades permeiam minha alma e meu corpo. Pois, Manu, há muito, muito tempo mesmo, nós, as mulheres, arriscamos nossos passos, nossas cabeças,no cotidiano das relações políticas, econômicas, sociais, culturais, familiares, absorvendo legados e aprendendo que  os que se movem constroem a historia e transformam o mundo.

Es, hoje, não só para nós que de pertinho te conhecemos, contigo convivemos na dimensão da construção desse novo  que escancara portas e janelas, num Brasil de diversidades que nos torna único no mundo, a representação elaborada  de uma mulher na dimensão do conteúdo estratégico da participação feminina e de todo o povo num novo tempo!

O tempo da construção de um Projeto Político de Inovação e de Igualdade como estruturante para as transformações de fundo, no âmbito da objetividade de mulheres e homens em suas práticas sociais, seus costumes, tradições e modo de vida, com protagonismo político qualificado.

Aquele protagonismo que, ao contemplar as especificidades da luta da emancipação feminina, seja capaz de dialogar e contribuir para elevar a luta política e social rumo à democracia.

É disso que se trata!

É isso que vai lá e fere de morte oâmago da cultura de uma sociedade preconceituosa, através de todos seus instrumentos de dominação, uma sociedade de lugares comuns, de simplismos que, ao abstrair a realidade objetiva, através das formas mais antidemocráticas e enganosas, busca escamotear a necessidade e a potencialidade do novo!

Ah, o novo... sabes, em nossas conversas regadas a cafezinho com canela, te digo do sentimento que tenho pelo novo...o renovado todo o dia... em tudo,como na quase chegada de uma bisneta mulher...quem sabe duas...

Incomoda! Àqueles que, ao estagnarem em sua individualidade, protagonizam a mais criminosa estagnação para uma nação, nas relações políticas, econômicas, sociais, culturais e espirituais, entravando a dinâmica da vida em sua mais elevada dimensão: a da evolução da sociedade em seu tempo histórico.

Essa eleição, em que serás a primeira Prefeita Mulher de nossa Porto Alegre, se revela, para todo o Brasil, como um precioso momento de afirmação política das mulheres e dos homens que compreendem sua dimensão histórica, na perspectiva de Fourier, quando faz a relação entre o grau de emancipação de uma sociedade tendo, como medida, o grau de emancipação das suas mulheres.

É disso que tratamos como potencialidade de evolução da humanidade!

É disso que tratam os que restringem os avanços, os que pensam que patrocinando a mesmice, o conservadorismo, o retrógado e o que oprime terão agarantia de se perpetuarem no poder, subestimando a capacidade do pensar e agir da cidade de Porto Alegre.

Porto Alegre que viver!

Porto Alegre quer que a vida que nela existe tome a dimensão de estar em sintonia com o Brasil,com o século em que vivemos, para se inserir no que a humanidade busca! A verdadeira emancipação, em processo de evolução, para que possamos viver as maravilhosas e sagradas diferenças na Igualdade, no Desenvolvimento e na Paz!

Manu, querida!

Sabes, por tua história, por tua dedicação, por tua inteligência forjada na vida, pela responsabilidade que demonstras desde que te conheci, quando tinhas 16 anos, mas aqui te reafirmo, na dimensão do meu amor à vida:

LUGAR DE MULHER É EM TODOS OS LUGARES!

Continua!

Continua, junto com milhões de nós, a ocupá-los todos!

E, agora, bem próximo, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre!

Não por diletantismo, que disso não és, nem tu, nem nosso Partido, nem os que conosco querem e lutam por um novo mundo, mas por necessidade histórica!

Com mulheres e homens que se arriscam, com o maior prazer,para que possam chegar, junto contigo, de mãos dadas por novos amanhãs, para varrer de nossas vidas e da história

A hipocrisia,
A banalização,
As algemas,
As cercas,
Toda e qualquer forma de opressão!

Com meu beijo, aquele que oferto com amor:Socialista e de Luz!

Ju

5 comentários:

Anônimo disse...

65 é que tem Mudança de Verdade!

Antônio Elisandro disse...

Maravilha!!! Manú e Jú =)

Antônio Elisandro disse...

Maravilha!! Manú e Jú.. =)

Antônio Elisandro disse...

Maravilha!! Manú e Jú =)

Anônimo disse...

A Manu tem que ser a prefeita de Porto Alegre. Não é possível que o povo vá atrás das velhas conversas eleitoreiras, estratégicas em tempos de eleições e daqueles que só fazem quando querem se reeleger. E afinal, como a Carris recebeu o numerário nesta fase eleitoral e não recebeu antes? Por que o atual Prefeito deixou a Carris acabar para tentar reerguê-la nessa fase? De onde apareceu o dinheiro tão rápido? Isso é um delito à honra e a dignidade do cidadão portoalegrense e um desrespeito aos demais candidatos utilizar a máquina pública para reeleger-se. Acho que se trata até de crime eleitoral. Vamos averiguar o que o atual Prefeito está fazendo? É só convocar-me que eu lutarei para isso.

MANU, SERÁS A MELHOR PREFEITA QUE PORTO ALEGRE TERÁ.

IZOLDA VASCONCELLOS