domingo, 15 de fevereiro de 2009

A doçura do mundo


Acabei de terminar esse livro, de Thrity Umrigar. Por sugestão do Senador Cristóvam Buarque conheci a autora. Ele indicou "A Distância entre nós". O fato é que eu, com meus preconceitos, não teria lido nem um, nem outro. São livros de aeroportos. Vendem nas lojinhas de livros do Salgado Filho, de Congonhas, de Brasília. Erro meu, para variar.

A doçura do mundo não é o último palito da caixa de fosfóros, é verdade. Mas é um romace rápido, de leitura fácil, sobre a relação entre culturas (a autora é indiana e vive nos EUA), entre familiares, entre gerações. É um livro leve que trabalha com um tema tenso: identidade cultural. Chega a ser engraçado, às vezes. Perfeito para os dias tensos que tenho vivido.

Já "A Distância entre nós" é mais denso e pesado. São duas mulheres, duas vidas separadas pelas castas indianas e classes sociais. É uma obra mais completa da autora.

Aliás, já notaram que os autores indianos andam na moda? Ainda em 2008 li "O Tigre Branco", de Aravind Adiga, um jovem escritor da Índia. Ou seja, vocês não precisam ver a novela das 8 para entender um pouco mais daquele gigantesco país... Mãos aos livros!!!

1 comentários:

O Leitor Voraz disse...

Você gostou desse livro da Thirty Umrigar?
Todas as obras dela estão nesse site: http://www.novafronteira.com.br/umrigar.
Vale a pena uma olhada