quarta-feira, 31 de março de 2010

A vida pública

Recebi um email muito afetuoso (e até imagino quem seja o autor) questionando o texto que escrevi sobre o vencedor do BBB 10. As críticas foram tão amigáveis que refleti bastante sobre elas. Ele me pediu para não publicar o comentário mas eu resolvi publicar alguns trechos para expressar minha opinião.
"(...)Antes de mais nada quero dizer pra senhora que não gosto do BBB, apenas assisto por ter tido a honra de conhecer o Dourado a alguns anos atrás. Posso afirmar ser ele uma pessoa doce, que detesta violência. Então não sei porque chamá-lo de violento, ja que só lutava profissionalmente. Tanto dentro como fora do programa sempre criticou os marmanjões que gritavam com mulheres, então não entendo a acusação de ser ele machista. Quanto a homofóbico, adimito que ele teve algumas infelicidades em alguns comentários, mas que o nível de preconceito do Dourado não seja maior do que o de todo brasileiro, infelizmente. A senhora poderia selecionar o homem que mais adimira e esta pessoa com certeza ja tenha feito alguma piada homofóbica. O próprio prasidente Lula, que tanto adimiramos ja foi pego fazendo com piadas homofóbicas. Não estou dizendo que ele é um exemplo de homem despido de preconceitos, mas também não tem nada nele que não encontramos em qualquer pessoa real, de carne e osso. Infelizmente somos vítimas desta sociedade. (...)
Por último, o BBB não é como uma novela. Julgar um participante não é como julgar um personágem fictício. O Dourado tem amigos, familiares, conhecidos que se entristecem com estes rotulos de quem não o conhece e de que mal assistem ao programa. Se a senhora assistice veria que ele nunca gritou com uma mulher e só foi rotulado de homofóbico por não saber como lidar com aquela situação. Mas julgar é fácil. Mas quando julgamos pessoas reais magoamos pessoas reais. Queria que a senhora pensasse nisso."
É complexo te dizer que concordo com quase tudo o que escreveste. É evidente que não posso emitir uma opinião sobre o Dourado como a tua. Afinal, eu não o conheço. Mas sei que tens razão quando falas que qualquer um poderia agir como ele. Disso, eu não tenho a menor dúvida. Primeiro, porque nossa sociedade tem, como disseste, muitos preconceitos. Segundo, porque se não fosse assim ele não teria ganhado o jogo.
Entendo perfeitamente o que escreves no final do texto, quando te referes a família dele, aos amigos. Sei o peso que é ser uma pessoa pública e ouvir os outros falando coisas que nem tem idéias a nosso respeito. Quantas vezes vi minhas irmãs chegarem tristes em casa porque tinham ouvido um absurdo a meu respeito? Mas quando nos tornamos pessoas públicas devemos saber que os outros falarão sobre o que a gente faz e fala. Se eu por exemplo sair na rua e for racista com alguém é evidente que o impacto será muito maior do que se tu fores. Não é apenas bom ser uma pessoa pública. Aliás, pagamos um preço muito alto.
Por isso, peço desculpa aos pais, a ti como amigo dele. Mas de agora em diante a voz dele é muito mais alta do que era antes. E ele poder usar, como tu disseste, para ajudar os outros. E ajudará muito mais. Mas os preconceitos dele também aparecerão muito mais. E eles apareceram na edição do BBB. Tomara que ele os supere. É para isso que lutamos.

5 comentários:

Jornal Negritude disse...

Manuela nem de bola para esse comentário do BBB10 além de ser uma porcaria aquele programa eu nem perco tempo em assistir um desserviço as crianças e adolescentes. Um programa idiota numa emissora idiota e com um apresewntador mais idiota ainda.
Paulo Furtado

Naty disse...

A grande questão nisso tudo é o estereótipo construído em cima da imagem do Dourado (não estou dizendo que ele seja ou não o que dizem, mas às vezes a edição da Globo ajuda nessa "construção"). Fica no imaginário do brasileiro que gaúchos são grosseiros, machistas e homofóbicos (porque o Dourado foi "construído" dessa forma) e que, mesmo sendo dessa forma, é premiado no final. É como se "validasse" esse tipo de comportamento. Acredito que, assim como tantos outros participantes do BBB, certamente ele é diferente na vida real do que o que foi no jogo. Mas, ainda assim, a imagem construída e difundida foi essa.

Adorei teu blog, Manu! Parabéns!

Maju disse...

Por isso que a admiro Manu, sabe ter humildade e pedir desculpas quando 'pisa na bola', és humana, como todos nós! Também não acompanho BBBs, mas nesse não havia como não saber: todos os veículos midiaticos do sul tratavam disso! Cheguei a emitir algumas opiniões desqualificando o Dourado, sem muito conhecimento de causa, embalada pelo que via, ouvia! Fui chamada a atenção por pessoas da familia, de quem não duvido de justeza da opinião, por isso congratulo-me contigo! Também refleti e revisei meu ponto de vista!
Crescente ainda nais no meu conceito! Bj grande

João Paulo M. disse...

Acho que o Dourado só ganhou este BBB porque foi vítima de panelinha dentro da casa e o povo brasileiro não gosta disso. E não foi a primeira vez que este tipo de situação definiu o vencedor. Kléber Bam Bam e Jean também foram perseguidos e venceram.

Anunciação disse...

Confesso que não costumo acompanhar o bbb;assisto o primeiro programa e decido geralmente por não assistir;esse foi diferente;e apesar de várias vezes comentar:mas que garoto ignorante!alguém avisa a esse menino que ele parou no tempo,essas coisas,votei nele pra ganhar.E sabe de uma coisa?tou muito velha pra seguir rebanho principalmente,com as excessões de praxe,quando não expressa um pensamento próprio realmente mas só por que é "politicamente correto".Concluindo,vc é dez.