segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dicas livro e filmes

Quando os dias ficam mais longos em função do horário de verão acontece algo que adoro: passo a ler muito mais. 
Sábado, assisti no Guion um filme ótimo chamado "O sentimento de culpa". Denso mas leve. Sugiro para todos.
No café do cinema me deparei com um livro daqueles que a gente se apaixona pela aparência. A Cia. Das letras cada vez tem livros mais lindos e bem finalizados. 
Na contracapa um diálogo daqueles envolventes me prendeu a atenção. Pronto. Comprei. 
Hoje o devorei em pouco mais de uma hora. São 140 páginas de diálogos entre 5 personagens. Uma trama enigmática. Gostei. Chama-se "Nada me faltará", de Lourenço Mutarelli.
Ah! Ainda ontem pela noite assisti "O brilho de uma paixão", em casa. Estava com vontade de ver pois na revista "vida simples" (que adoro) o haviam indicado.
A historia do poeta inglês Keats. A fotografia é linda, embora escura. Os figurinos são ricos em cores. Mas o filme é longo e cansativo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

OS HIERÓGLIFOS DAS TRINCHEIRAS

Em meio a terceira guerra, em uma província ocupada, grupos de soldados pacifistas, e as vezes nem tão pacifistas assim, agrupavam-se em guetos. Em um deles, a Universidade da capital da província, um grupo de jovens filósofos começou a chamar a atenção pelo constante aumento de integrantes e atividades, quase sempre paradas, sentadas, e, quando o dia era feliz, ao som de um violão.

Os dias corriam, e a guerra não terminava.

- Acho que estou começando a pensar que estamos em umaa cela

I N T E R M E N T A L -
A A P A 1 R R Z J M C Z
^ L 2 8 ,

dizia a placa de um dos soldados que deixara ali uma grande contribuição.

- Cara, mas a multiplicação dos pães e dos peixes..., ele pode ter feito uma arrecadação, uma cotinha,... é, mas ele podia ter poderes sobre-humanos também, mas e a cotinha?


Talvez a grande questão dos hieróglifos seja por onde começar, como tirar um significado e, a partir daí, tirar mais significados, ou frases, para atingir o significado geral da mensagem, a totalidade.

Avistamos, um dia, refugiados na trincheira, uma insígnia, que embora nos dissesse algo, muito nos confundiu.

> T R S
} P Ó P Ó P Ó
^ K C ]

Essa insígnia nos confundiu durante vários momentos, porque, ao constatarmos depois, havia um espião inflitrado em nosso grupo, peraí, inflitrado no seu, no do Tommy, no do Panda, no do Toninho, no do Buzugo, velho, se eu pego é onda e (ou) porrada.

Tentando retornar de uma noite em que saímos a beber pelas ruas ocupadas, decidirmos que seria hora de fazermos nosso descanso, e (ou) vigília em uma outra das trincheiras; entretanto, percebemos que o espião continuava a tentar nos subverter.

(pausa)

Anônimo disse...

A grande questão, talvez a maior dos seres humanos, é que aqueles que desejam o fim da guerra, não aqueles que desejam o fim da guerra de rocha, mas aqueles que querem aparecer aos outros como desejadores do fim da guerra, simplesmente se beneficiam pela guerra, logo, no fundo, preferem que ela exista do que plantar flores, tomates, feijão, e outras coisas, ainda mais dizem ser os outros, numa atitude marqueteira e política, aquilo que na verdade não passam, fantoches nazistas.

Então, um dia, eu, rato sujo e imundo que sou, tive coragem de sair da toca da covardia e dizer tudo o que eu pensava para a procuradoria romana da universidade da província. Quando cheguei, um grupo de jovens bonitos, saudáveis e tudo o mais, ouviam a música tocar pois não sabiam fazer nada, apenas querer aparecer por qualquer outro motivo. Pedi licensa e todos ficaram assustados, um deles falou "passa logo, estamos fazendo algo sério, não somos mendigos, e sim estudantes defensores da verdade!"

Quando entrei na sala da procuradoria, havia insignias que diziam o seguinte:

F & M ( P C R ) X $
A & P ( V G L ) X X $
O Y X D C ^ ^ É
^ $ C $ doB =~
!³= Z

e ainda outra:

SNdM = PhD

Ao perceber minha presença, a procuradora romana foi, da sacada da sua janela, conversar com os estudantes e falou "tragam as tochas e as escadas!"
Foram então todos em fila cantando "Geni e o Zeppelin", tive que então sair correndo para a trincheira Bob Marley, soube que a banda Vacas Magras tinha tocado "three little birds", cheguei atrasado, encontrei no chão várias bagas e fumei um charo sozinho olhando as os lampiões.

27/12/2010

Samuel

Marinha disse...

Manu, passo para desejar um novo ano repleto de tudo de melhor que há em nós. Somente assim 2011 será bom para todos!!!
Um bjo, amadinha.