quarta-feira, 8 de junho de 2011

A queda de Palocci

A queda de Palocci e a surpresa


Quando Palocci decidiu ser leal aos seus clientes fez uma opção. A opção de
Seguir a vida privada, de homem de negócios. A nós, pessoas públicas, não está dado o direito de optar a quem ser leal. Devemos explicações a nosso patrão: o povo.
Daí o erro em chamar apenas a bancada de seu partido para dar explicações, daí o erro em falar apenas para um canal de TV e um jornal, daí o erro em pedir bom senso.
Como em toda a relação hierárquica (nesse caso ele subordinado ao povo) Palocci deveria ter avaliado que o questionamento feito pela oposição só encontrou eco no população pois tinha sentido. Não feria o bom senso.
Todos ficaram em dúvida com relação ao seu patrimônio.
Ele saiu.
A grande surpresa é a indicação de Gleisi para a casa civil. A Dilma de Dilma, como tem sido chamada. Uma
Gerente de governo. Uma mulher, senadora novata, representando um estado da região Sul. Ok. Tenho a convicção de que ela fará um grande trabalho.
Como deputada do PCdoB, espero que o governo faça do limão uma limonada: da crise a oportunidade de sua reinvenção na relação com o Congresso (que inexistia); da divisão de poder (que estava centralizado na casa Civil); da opção programática mais desenvolvimentista (em contraposição ao rentismo representado por Palocci).
Mas sua indicação traz elementos muito mais simbólicos do que o seu nome.
O maior deles é a incapacidade de todos preverem o que Dilma pensa, como desenha o governo e com quem se relaciona. Excetuando jornalistas muitíssimo bem informados
(como meu amigo Jorge Moreno), nenhuma alma viva imaginava Gleisi na Casa Civil. Muitos nomes foram citados. O dela não. Logo, Dilma se mostrou mais surpreendente do que todos previam.
Além disso, ao escolher um nome fora do circuito tradicional a Presidenta deixa claro que é a chefe de seu governo e que permite e estimula a Renovação da política e de seu próprio partido, rompendo com o poderoso ciclo paulista. 
Fiquei feliz pelo elemento surpresa, confesso. É bom ver todas as caras de
Choque de todos os caras que fazem de tudo para estar ali. 
Aliás, talvez o que mais tenha me feito feliz é ver alguém que não abriu mão de tudo na vida para Estar justamente ali, no centro do Poder, na casa civil. 

7 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Bom antes tarde do que nunca.

Anônimo disse...

PAPO FURADO!

Anônimo disse...

VOTAR PELA NÃO CONVOCAÇÃO DO PALOCCI COMO FIZESTE: DAÍ O "TEU" ERRO...AGORA VAMOS "ENGOLIR" O BATTISTI! MAIS UM BANDIDO PARA SE JUNTAR AOS NOSSOS POLÍTICOS...

Anônimo disse...

A SR não tem muita moral pra falar porque a senhora nos traiu a votar o codigo florestão... cade a a sua subordinação ao povo??? No dos outros é refresco neh.. Hipocrita...

Anônimo disse...

Há uma menina...há mais eleitor iludido...

elektrofossile disse...

Paloffi caiu pq desativou (tentou) o dá-lá-daqui. Mas não gosto delle.

elektrofossile disse...

Paloffi caiu pq desmontou o dá-lá-daqui. pifou