sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Rapaz... Como é bom ser comunista!


Estou em São Paulo, no 10º Encontro dos Partidos Comunistas. Somos 66 delegações de todos os continentes. Tenho que compartilhar com vocês: estou muito feliz e emocionada.

Há duas décadas o Muro de Berlim deixou de existir. E, para mim, que nem recordo dele em pé, bate fundo a sensação de estar com tantas pessoas que acreditam na humanidade, na força das idéias, nos direitos dos que produzem trabalhando.

Nesse momento de profunda crise do capitalismo no mundo, quando até os mais ferrenhos defensores do estado mínimo, da mão invisível do mercado fazem suas auto-críticas, é bom ver a atualidade de nossas idéias e de nossa luta pela liberdade e pela paz.
Queria apenas registrar algumas frases. Não são literais, mas nos levam a reflexão.

"A crise, para alguns, é uma surpresa. Para nós, comunistas, é a a consequência do sistema capitalista" PC Bulgária

"É preciso trabalhar mais e melhor com as novas gerações" PC Cuba

"O socialismo não é inevitável. Mas é necessário para um mundo de paz" PC EUA

"Esperamos o dia em que todas as nações americanas vivam em cooperação. Sem a dominação dos EUA" PC EUA

"A única batalha que se perde, é aquela que se abandona" PC Equador

"Os jovens iraquianos se inspiram nas vitórias da América Latina, isso dá força, ânimo" PC Iraque


Citei essas frases, fora de seus contextos (foram mais de 30 falas, cada um com dez minutos) para que a gente reflita sobre a crise, sobre o mundo em que queremos viver.

Eu, a cada dia tenho mais certeza: quero viver num mundo melhor. Quero andar na rua e ver que os jovens não precisam ser dividos entre aqueles que têm o tênis Nike e aqueles que carregam armas. Quero ver as crianças estudando, com saúde. Quero ver nossa gente trabalhando, produzindo. Quero viver num mundo com paz.

Diria Drummond: " O outro nome da paz é justiça social." Eu quero o socialismo!


P.S. Para aqueles que gostam de rir de mim... Eu sou mesa do Congresso, ou seja, sem sair, sem conversar, sem telefone...

0 comentários: