domingo, 18 de janeiro de 2009

Dias 2 e 3

A chegada da nossa delegação na Estação Comandante Ferraz foi muito impactante. Ela se dá de uma maneira muito calculada, como tudo por lá. Hércules, Base Chilena, carimbo de pinguim no passaporte (o Chile tem um concepção de que aquele território é deles, o Brasil defende a concepção universalista, ou seja, é do mundo), helicóptero, desce no navio, navio por 4 horas, bote. Tudo lá é muito complicado. Vocês já pensaram como é jogar lixo num pedaço da terra quase virgem? Como a comida chega lá?
A Estação é um orgulho por diversos motivos. A organização, as pesquisas desenvolvidas, a relação de amizade entre os trabalhadores, militares e pesquisadores. Fizemos uma apresentação: deputados falavam e perguntavam, pesquisadores apresentavam as pesquisas. Visitamos todos os laboratórios, vimos o trabalho desenvolvido por cada equipe.
A vida por lá
A estação é também um lugar muito agradável. Um pedaço do Brasil no mundo gelado. É, portanto, quente. As pessoas se gostam e gostam do que fazem.
Nessa noite, após visitarmos todas as instalações, desfrutamos de uma bela recepção organizada por nossos amigos de lá. Depois, para provar que lá é Brasil também, fizemos uma roda de samba, em plena luz do dia. Mas já era uma hora da manhã.
Acordar na Antártica
No terceiro dia acordamos muito cedo. A tensão gerada pelo clima é algo permanente naquela região. Tudo tem que ser feito rápido, aproveitando as janelas que abrem-se no céu. Tivemos muita sorte. Tanto para vir, quanto para voltar. Na vinda, o mar estava agitado. Se tivéssemos atrasado mais vinte minutos, o avião não teria pousado. Para voltar foi tudo igualmente perfeito.
É estranho como aquelas 15 horas por lá mudam a nossa visão e a ampliam sobre o debate dos recursos naturais.
Quantas vezes nós gaúchos, por exemplo, percebemos que estamos, geograficamente, mais próximos daquela região do que da Amazônia? Isso faz com que o impacto do que ocorre lá, do ponto de vista climático, seja ainda maiorna nossa região.
Saímos cedo. Chegamos tarde em Punta Arenas. O dia inteiro para voltar. Pela noite nos reunimos para jantar e festejar com nosso grupo de viagem.

0 comentários: