terça-feira, 7 de abril de 2009

Mais importante

Para mim, o mais importante da fala do Professor Márcio Pochmann foi o debate sobre qual índice de crescimento o Brasil atingirá, em tempos de crise. Pochmann garante que os economistas do IPEA chegam a um índice entre 1,5 e 2,5%. Esse índice é muito mais positivo do que aqueles apresentados pelos comentaristas da Globo... Entretanto, não garante postos de trabalho para todos que estão "disponíveis" no mercado, anualmente. Uma parte se manterá, por um período, com o seguro desemprego ou indenizações, segundo o Presidente do IPEA. O problema são os milhares de jovens que ingressam anualmente e que não terão empregos. O que fazer?
Outro aspecto muito interessante é o debate sobre um novo padrão de produção pós-crise que seja ambientalmente sustentável. Se o mundo não vivesse a atual crise, precisaríamos de dois planetas Terra para dar conta desse padrão da sociedade capitalista de "ter". Ou seja, a crise pode resultar num novo padrão de consumo. Muito interessante.
Como não tenho a capacidade para transcrever tudo o que Márcio Pochmann disse, para as Comissões Especiais sobre crise, estou organizando, em parceria com o IMG e UFRGS, um seminário sobre crise economica e a construção do socialismo que contará com a presença dele e do Professor Beluzzo. Será dia 4 de maio. Mais próximo envio o convite para vocês.

1 comentários:

Anônimo disse...

Deputada,
Gostei de seu blog, dinâmico, sou do Rio de Janeiro. Quanto ao Prof.Pochmann sem dúvida um especialista no que se refere a mercado de trabalho e foi interessante a colocação dele quanto a dizer que esta crise é diferente também pelo aspecto da necessidade de alterarmos o modo do consumo. Ele mesmo falou _ já pensou se a China e a Índia consumissem como os EUA? não dá né?.
As reflexões sobre esta crise passam por muitas dimensões, finaceira, política, ideológica e agora até ecológica.
Vamos ver o que sairá daí, que não seja a Barbárie.
Continuemos na luta camarada.

abraços
Márcia Silva/ Cebrapaz núcleo RJ
www.cebrapaznucleorio.wordpress.com