terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma semana que promete

Cheguei em Brasília agora. Hoje fizemos um seminário de avaliação do primeiro semestre e as perspectivas para o segundo. Foi muito bom. Pela tarde realizamos a terceira edição do ciclo de debates do Envelhecimento Saudável. O tema foi transporte e segurança. O público está crescendo e, agora, descentralimos. Hoje fizemos no Partenon, no Centro Santa Clara. Agora estou aqui.
A crise do Senado deve ganhar mais fatos esta semana. E a grande mídia mudou a cobertura com relação ao Golpe Militar de Honduras. Antes, recuado, noticiava a eleição (!!!!) de um novo Presidente. Hoje, com a reação de todos os líderes mundias denunciado o golpe, mostrou a resistência do povo.
De um lado, os combativos presidentes da ALBA (Correa, Evo, Ortega e Chavez), reunidos na Nicaragua, junto com o Presidente deposto pelos militares. De outro, Obama sentado ao lado do reacionário Uribe (Colômbia) também afirmando não reconhecer a legitimidade do governo empossado. A União Européia e a ONU também denunciaram o golpe.
Lula, rápido e mostrando a clareza do que defende, foi um dos Presidentes que reagiu mais rapidamente. Hoje, foi além: já pensou se pega a moda? perguntou aos jornalistas...
Vejam quanta diferença com relação ao ano de 2003 e ao Golpe Militar da Venezuela. Essa é uma clara mostra da força que nosso continente adquiriu no último período. Também demosntra a forma mais diplomática da nova política externa norte-americana.
Os vizinhos argentinos, por sua vez, viveram ontem um aquecimento para as eleições de 2010. Gosto do casal Kirshner e da coragem que têm para algumas decisões fortes (abertura arquivos e julgamentos relacionados a ditadura militar, nova lei de comunicação etc.). Mas não vou avaliar a vitória apertada da oposição em algumas importantes províncias (sobretudo Buenos Aires e Mendoza). O que chama atenção é o fato do sistema de voto em lista permitir que tenhamos uma avaliação política muito mais clara do que acontecimento. Assim, sabemos que a eleição foi plebicitária, que os que defendem o governo votaram na lista do PJ (Frente pela Vitória) .
Acho que essa é uma boa reflexão.
Boa - complexa - semana para tod@s!

1 comentários:

Anônimo disse...

diria que o mundo está presenciando aos poucos "a vitória do povo.." quando iríamos imaginar os Estados Unidos contrários com algum Golpe...ele sempre "bancou".. bela tirada o "para tod@s"..

Nelson