quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Saúde em Porto Alegre

A notícia estampada nos jornais sobre o instituto contratado pela Prefeitura de Porto Alegre (para viabilizar as equipes do Programa de Saúde da família) é velha, embora, seja positivo o fato de, agora, estar sendo investigado. Na campanha de 2008 todos candidatos de oposição falamos disso. E mais, há muito os funcionários dos PSFs anunciavam a tragédia do trabalho do instituto. Já são quase três anos.
O que mais indigna nessas ocasiões é que o povo perde duas vezes: com o "suposto" desvio de recursos e com a ausência de equipes de saúde da família (só atendem 20% da população de Porto) para garantir o atendimento primário e a prevenção.
Quem sabe a gente não se pergunta se isso tem alguma relação com a superlotação de hospitais?

5 comentários:

Homero Oliveira disse...

E vc ainda acredita que o "Ato Médico" é bom para população! Eu não entendo isso!!!

Manu disse...

HOmero, acho que tu estás profundamente enganado. Na comissão de trabalho segurei um ano a votação do PL do ato médico, aguentando todo o tipo de ofensa e pressão praticamente sozinha (com duas colegas farmaceuticas do PCdoB). No plenário, as entidades representativas fizeram um acordo. E mesmo assim, votei contra dois destaques.

Carlos Fritz disse...

Prezada Deputada, gostaria de saber qual a sua opinião a respeito do que acontece diariamente na emergência do Hospital Conceição, somente quem precisa sabe!

MineirinhoSP disse...

Querida Manu, realmente há tempos (anos) que acompanho denúncias sobre a precária estrutura pública de Saúde (SUS) da capital gaúcha e região metropolitana (se dispuser de recursos, o cidadão terá uma estrutura particular excelente, com hospitais como Moinhos de Vento e Mãe de Deus, além de muitas clínicas de todas as especialidades). No mandado anterior de Fogaça já houve um desmonte da atuação do PSF, neste segundo, além de continuar fazendo muito pouco pelos munícipes, se resume a reclamar da União, como se não houvesse recursos nos cofres da prefeitura. Lamentei muito a reeleição dele - torci muito por ti, sendo um eleitor de São Paulo - para "soprar novos ares" na querida Porto Alegre.

Anônimo disse...

Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito suceso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo