terça-feira, 29 de março de 2011

Racismo é crime para todos!

Dia carregado de luta pelo respeito as diferenças e pela vida. Relançamos num belo ato a frente parlamentar lgbt. Militantes de todo o país lotaram o congresso. Alegre e emocionante, como sempre.
Mas a alegria dura pouco. Até porque, nesse caso concreto, a alegria apenas nos dá forças para superar obstáculos. E hoje... Bem... Superamos uma porção deles. 
Vocês devem ter visto as declarações do Deputado Jair Bolsonaro sobre mulheres, homossexuais e mulheres negras. Não conheço Preta Gil. Mas ao ofender uma mulher negra daquela forma ele cometeu o crime de racismo. E eu não poderia, como militante e
Presidente da comissão de direitos humanos, deixar de lutar para que ele seja punido. Assim como qualquer brasileiro deve ser.
Juntamos 20 deputados (eu, jean Willis, briZola Neto, jandhira fegalli, chico Alencar, ivan valente, perpetua Almeida, padre luis Couto, Domingos Dutra, emiliano José, Luiza erundina, luis Alberto, Edson santos, erica Cokay, Marina...) e tomamos algumas medidas:
1. Encaminhamos ao Presidente da Câmara pedido para que a corregedoria investigue e denuncie, se achar correto, ao deputado para o Conselho de ética por quebra de decoro.
2. Encaminhamos à Procuradoria geral da republica para que tome as medida judiciais cabíveis.
3.encaminhamos ao Conselho de direitos da pessoa humana e secretaria da igualdade racial
4. Pedido para que seu partido faça nova indicação para a Comissão de Direitos Humanos.

Gostaria de salientar que após as medidas serem anunciadas, Bolsonaro fez muitas declarações dizendo não ser racista, mas homofobico. Faz isso porque no nosso país racismo é crime e homofobia não.
Por isso, precisamos muito da mobilização de vocês. Racismo é crime para todos os brasileiros. Pelo fim da violência, da intolerância, Por um Brasil de paz, colorido. Vamos fazer do limão Amargo do preconceito de Bolsonaro uma bela limonada contra o preconceito. Esse episódio passará (espero que com resultados). O que pode ficar é a atenção e a luta para que criminalizemos a homofobia. E a certeza de que racismo é crime, para todos!

----------
Texto escrito no iPhone, desculpem
Erros eventuais. 

9 comentários:

Rafael disse...

Parabéns pela iniciativa! A entrevista do deputado me chocou, mas fiquei aliviado ao saber que colegas dele estavam tomando providências, exatamente como eu esperaria. Me senti autenticamente representado. Abraços.

administrador disse...

O pior de tudo eh que o deputado tem o apoio de centenas de brasileiros se sentindo representados pelas falas dele. Como negro vejo todos os dias em todos os lugares como o racismo existe neste pais. Uma pena o seu post nao dar a mesma audiência de comentários como esta dando a entrevista do deputado. Qria tanto ser respeitado e ver os cidadãos respeitados, mas acho q neste pais este desejo nao passa de uma utopia. Espero q vcs consigam alguma coisa.

Anônimo disse...

Bom estar bem representado. Obrigado Manuela
Gustavo Iglesias

Flávia... disse...

É vergonhoso ter políticos como o Bolsonaro no Congresso. Deveria perder o mandato pelo que disse desta vez. Mas, sinceramente, não acho que a punição - se houver - será muito grave, não. Infezlimente, nem sempre as leis são respeitadas. Ora, o cara diz abertamente que é homofóbico e isso não constitui problema?! Isso, por si só, já deveria ser um crime, uma vez que ele está emitindo idéias discriminatórias. Bom, de qualquer forma, desta vez o crime está previsto na Constituição ( crime inafiançável, por sinal ), e eu espero que ele responda pelo mesmo, afinal nosso Estado possui leis, né...

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, só tomei conhecimento do assunto pelo Zero Hora de hoje, fui procurar mais na internet e fiquei chocada por favor, que triste, a única palavra que encontrei para usar neste caso foi LAMENTÀVEL, quanto preconceito e ignorância em uma só pessoa.
Espero que haja uma punição já que em nosso país preconceito é crime graças á Deus.
Um abraço.

Anônimo disse...

Quero ver vocês agirem contra os corruptos da casa. Um estabanado como Bolsonaro não me impressiona, nem me preocupa. Quero vocês agindo com a mesma presteza contra os corruptos, porque até aqui vocês conseguiram apenas a atenção da mídia para o caso. Quero ver a coragem de vocês "herois". Ademais sou contra as cotas raciais, o tal kitgay e projeto de lei contra homofobia. Espero ver publicado meu comentário. Ou esse blog não é tão plural como quer se mostrar?

Anônimo disse...

Esse episódio evidencia como é necessária a aprovação de leis que criminalizem a homofobia. Assim o Bolsonaro não teria desculpa pra tamanho preconceito e ignorância.

Anônimo disse...

OLÁ POVO GAÚCHO, VCS REALMENTE CONCORDAM QUE O DEPUTADO ESTA ERRADO, VCS APROVAM COTAS GAY NAS FACULDADES, VCS ACHAM NORMAL ISSO EU ACHO QUE TODOS SÃO IGUAIS E DEVEM LUTAR PRA VENCER NA VIDA CHEGA DE FICAR PAPARICANDO GENTE...BRANCO ,NEGROS, AMARELOS TODOS SÃO TEM CAPACIDADE DE ESTUDAR. NEM UM DELES SÃO RETARDADOS QUE PRECISAM DE PRIVILÉGIOS PRA VENCER NA VIDA...

Unknown disse...

Manuela ñ esperaria nada menos, vindo de vc uma pessoa ponderada e esclarecida parabens...
gostaria de entrar em contato com vc ou sua assesoria pois moro em torres/rs e estamos com problemas até mais graves que estes.
aguardo retorno ancioso abraço....!!!!