sexta-feira, 13 de julho de 2012

As flores e a nova política


Há uma semana a campanha está nas ruas. Escolhemos comemorar esses primeiros sete dias simbolicamente, com um gesto de cuidado com a cidade: colocamos na Redenção, em frente ao Araújo Viana e na Osvaldo Aranha – símbolos de Porto Alegre – as flores de nossa campanha. Por que flores? Porque elas trazem um significado especial de esperança, de renovação, de cuidado, de beleza, de paz. 

Não são poucas as pessoas que afirmam estarem decepcionadas com a política, que preferem o afastamento das atividades e debates. Não tiramos a razão dessas pessoas, pois elas apenas reagem ao que veem, ao que vivem. Nosso objetivo é mudar isso. E para termos de volta a fé dessas pessoas, precisamos de uma nova atitude.

A nova atitude vem com a nova política. E essa é política que queremos trazer para Porto Alegre e para os porto-alegrenses. Nós queremos mostrar aos que desacreditam, que a política pode, sim, ser um exercício de união, de soluções viáveis e concretas. A essas pessoas, queremos mostrar que nossa capital pode ser modelo da boa política: transparente, participativa, concreta, real, que respeita a cidade e as pessoas. Essa é a política que acreditamos: a que muda a vida das pessoas para melhor.

Colocar flores por toda Porto Alegre é a tradução disso, da nova política, da nossa política. As flores valorizam o cuidado com a cidade, provocam a emoção das pessoas (que percebem o quão bela é Porto Alegre) e despertam o sentimento de paz e esperança.

Queremos uma cidade que viva em paz: em que as mães estão tranquilas porque seus filhos estão nas creches; em que as pessoas caminham nas ruas e praças porque se sentem seguras; em que têm certeza do bom atendimento de saúde quando precisarem.

Paz é, também, mudar sem destruir o que há de bom. É essa cidade que queremos construir junto com vocês. Uma Porto Alegre melhor no cotidiano, que valoriza seu passado e pensa o futuro, agindo no presente. Acreditamos na mudança e temos a convicção de que podemos representar à altura essa política, de esperança e de paz.

2 comentários:

Unknown disse...

Paz e bem!

Meu registro fotográfico:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manuela_Prefeita_de_Porto_Alegre_2012.JPG

65 Manuela
13699 Maria Celeste

Raquel Bencsik Montero disse...

Deputada Manuela, é essa a política que acredito e tento contribuir para que se faça. A política que nos faz pensar que é possível o melhor, ser melhor, fazer melhor, viver melhor.
Vejo essa política positiva em muitos mandatários populares, os quais me sinto representada por eles, dentre os quais a senhora, notadamente pela sua atuação na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Contudo, após a sua participação na aprovação do novo Código Florestal não senti mais a confiança que outrora alimentei na senhora, foi algo natural tendo em vista seu voto a favor do novo Código Florestal. Não entendo porque a senhora votou a favor de algo tão prejudicial ao meio ambiente a a vida em todas as suas formas eis que a natureza repercute em todos os aspectos de nossas vidas. Por que deputada?