domingo, 22 de julho de 2012

Lugar de política?

Aqui não é lugar de política. Hein?

Hoje recebi uma mensagem muito educada dizendo que ia deixar de me seguir no instagram (aplicativo de fotos) por eu postar imagens de política por ali. Fiquei um Pouco perplexa, pois minhas imagens são das ruas de minha cidade, das mulheres e homens que encontro, das pessoas de carne e osso que me inspiram a trabalhar desde os meus 16 anos.

Sou usuária das redes sociais desde sempre. Desde que era vereadora e usava o orkut para facilitar o acesso das pessoas a meu mandato! Usava MSN para diminuir custos com telefone! Fiquei tão chocada com a mensagem que me fiz a seguinte pergunta: qual, então, é o meu lugar? Devo sentir vergonha de fazer política? Devo deixar de acreditar que posso, que podemos a fazer diferente? Devo deixar apenas os espaços que podem ser ocupados pelas gigantescas máquinas econômicas livres? As pessoas têm nojo de quê? Daquilo que elas não se envolvem para mudar?

Não!!! A política precisa ser mudada! Precisa ser mudada por vocês que não aceitam propagandas no Face! Precisa ser mudada por vocês que se incomodam com ela feita dessa maneira baixa. Precisa ser mudada por aqueles que não se conformam.

A internet é, de todas as maneiras de fazer política, a mais democrática. Ela é limpa, não polui, ela e barata - não custa os milhares que vejo alguns disporem, ela é fruto de opção pessoal, vocês seguem quem bem entenderem. Com a internet podemos criar correntes com nossas causas, ajudar pessoas e também nos envolvermos para mudar a política.

Por alguns minutos, fiquei reflexiva se eu abusava ao colocar fotos das pessoas que encontro em mais essa campanha no instagram. Todas as vezes que me vejo de alguma forma envolvida, comparada, posta na vala comum reflito muito. Sinto uma pontada de vontade de tocar a vida, de parar de me submeter a esse julgamento pela régua pequena de conduta dos errados e piores. Mas, por sorte, meu grilo falante sempre alerta que precisamos ficar aqui.

Eu, meus amigos militantes de causas, os homens e mulheres com sonhos, com garra, com projeto e com paixão pelas mudanças na política e na sociedade (pois essas mudanças caminham de mãos dadas). Se nós não debatemos política no Face, no Twitter ou no antigo Orkut, eles debatem. E debatem nos caros restaurantes, em conversas regadas a uísque 12 ou 18 anos.

Se nós não postarmos fotos de nossos símbolos de sonho e força, as deles serão postadas. Postadas nos jornais diários com suas malas repletas de dólares. Ou seja, o espaço desocupado é ocupado pelos que, em tese, esses que não querem a política virtual, combatem!

Eu não sinto vergonha de fazer política. Eu não sinto vergonha de debater meu país. Eu não sinto vergonha de acreditar que nós podemos mais do que temos. E não sinto vergonha de ter dedicado os últimos 14 anos de minha vida à transformação de sonhos comuns em realidade. Não sintamos! Não se adaptem ao discurso comum (e, evidentemente, sedutor de "aqui eu não quero"). Não nos adaptemos aos que que querem tirar nosso direito de mudar!

Lugar de política é à luz do dia. Lugar de política é onde as pessoas estão. nas redes, nas ruas. Assim mudaremos Porto Alegre para melhor!

10 comentários:

lelecottens.blogspot.com disse...

Muito bom texto e é isso ai mesmo,a internet é um espaço livre,barato ,onde todos tem a liberdade de comentar e postar o que quiser,sem censura.E porque não a política? Por ficar as pessoas que tem ética com preocupações com o que postam,que os sem escrúpulos se perpetuam na rede,na cidade,sujando e poluindo com placas que invadem as ruas,as pistas podendo provocar até acidentes de trânsito.Manuela 65 ,nossa futura prefeita não se intimida com esses comentários pequenos,pois tem algo maior para pensar,tem todos os desafios de nossa cidade para pensar.Vamos em frente!

Cassiana Coletti disse...

Muito bem, politica precisa se limpa, ser clara e sem vergonha, precisamos mostrar as verdades sem esconder, cada ser possui uma ideologia com ela deve levantar sua bandeira, não gosta opte por não aceitar os post, parabéns Manuela, e um magnifico trabalho ai em POA...
Abração

Anônimo disse...

Cada texto seu me leva a fazer uma campanha limpa, transparente e sem nenhum medo de errar. Digo, futura Prefeita, faça o que entende correto, pois não está maculando a imagem de ninguém. Ao contrário, está mostrando que o povo portoalegrense está com a senhora.
Sou sua fá e só aceito a senhora como Prefeita.
O texto recebido e mencionado no seu blog pode ser muito elegante, muito fino e educado, mas certamente provém de uma pessoa que a senhora pode levar em conta. Isso é cobrada mandada.
Vamos dia 1º de janeiro estar empossando a primeira prefeita de Porto Alegre que trabalha de uma forma transparente, elegante e sem macular a imagem dos adversários.

Parabéns,

Enilda Severino Horta

Caio Botelho disse...

Poxa, Manu, cada linha dos seus textos tem a capacidade de nos emocionar e revigorar o sentimento de defesa da boa Política, com "P" maiúsculo. Daqui da Bahia, estamos torcendo muito pela sua vitória nessas eleições em POA.

Anônimo disse...

Ok. Os caminhos que levam a mudança são difíceis mesmo. Neles encontramos, e aos montes, aqueles que ficaram no meio do caminho, desiludidos da vida. Aqueles que não estão dispostos a aceitar o novo, arraigados ao passado liberal ou conservador. Siga, sempre em frente Manu, o céu já não é mais o limite.

Anônimo disse...

Realmente, tenho pensado em participar mais ativamente da política e sempre passa pela minha mente a pergunta:"o que os outros irão falar?", pois vejo que estas pessoas na verdade tem inveja de sua disponibilidade e amadurecimento para ter a capacidade de saber que é parte do processo, sim, pois ou você se entrega e participa ou deixa na mão dos outros as decisões que envolvem a sua vida, o seu futuro na cidade, no país. conheci seu blog hoje e já sou seguidor, muita sorte e saúde Manuela, pois competência você já tem. Angelo

Jéssica Thomazoni. disse...

Muito boas palavras.
E eu compartilho, nas minhas redes sociais!

Jéssica Thomazoni. disse...

Muito boas palavras!
E eu compartilho, nas minhas redes sociais!

Cristina Mendes disse...

Manuela, vc conquistou meu voto, minha admiração e respeito na primeira vez que t ouvi...não lembro em que oportunidade mas falastes com propriedade, clareza e firmeza exatamente como escrevestes aqui...não foi necessário alguém te indicar, alguém pedir voto ou apoio, foi espontânea minha opção por vc como representante de minhas idéias...t desejo
mto sucesso!!

Débora Castro disse...

Não compartilharei nenhuma foto, desconheço os lugares e até mesmo o contexto político daí não é comum a uma carioca, mas compartilho da mesma ideia. Essa sim transcende espaço e tempo. Só as ideias interessam!