terça-feira, 27 de setembro de 2011

Códigos de casa 4

"desse aí tem mais?"

A Caro - maneira como chamamos Carolina lá em casa - vivia sozinha no apartamento que hoje vem a ser minha casa. Estava no primeiro ano de faculdade ou estudando para o vestibular. Tinha uns vinte anos. Eu tinha meus 14. Nossa irmã Mariana, que vivia com a Caro nesse apartamento, havia fugido para Florianópolis (Viram? Sempre falo que sou a menos rebelde de todas!).
Restamos as duas e meu irmão em Porto Alegre (a Luci - mais velha- vivia em Dom Pedrito). Eu e o Fer, pequenos, ainda morávamos com a mãe.
Minha melhor amiga na escola (a Fê) e eu, decidimos então que nosso QG
seria o famoso apartamento de minha irmã. E ali nos concentrávamos dia sim, dia também para irmos ao Mapa da
Cidade. Ah! Bons tempos de mapa e de mapejo (ato de ir ao mapa, de aproveitar o mapa!)... Bem, começamos a ter (nós três porque a Caro era nossa maior mentora) uma enorme turma de amigos que saiam conosco. Oasis (era parecido com os irmãos) e Gordinho (que na verdade era bastante gordo, Obesidade mesmo) eram dois deles.
Gordinho virou um grude. E sempre nos encontrava para irmos juntos para a festa.
Certa noite estávamos nos arrumando para sair e a Caro fez uns sanduíches (com o tradicional pão de cebola - arght!). Naquela época ela economizava muito, pois dava algumas aulas de inglês e tinha que se manter com aquele dinheiro. Logo, o pacote de pão durava uns 4 dias.
Comemos todos o sanduíche e ela ofereceu outro a todos. Evidente que  o fez apenas por educação pois todos já haviam jantado, exceto nós duas. Gordinho aceitou e a Caro fez
Outro e percebeu que o pão havia acabado. Ele enfiou o sanduíche na
Boca com duas enormes mordidas/bocadas e perguntou com a boca ainda Cheia: "desse aí tem mais?!".
Desde então, quando queremos repetir algo indevido (tipo aquela torta ou pastelão já dividido nas exatas fatias dos sentados à mesa), quando queremos uma guloisema na casa do outro ou quando apenas
Queremos repetir por gula, usamos a expressão. 
Parece que o Gordinho emagreceu. Não o vemos há anos! Mas a gula dele segue em nossos códigos.

0 comentários: