sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mídia e DH

O Grande momento em minha avaliação acaba de acontecer. Kolbl, professor da Universidade de Lausanne (Alemanha) fez uma apresentação sobre mídia e DH, comparando o tratamento ao tema China e DH no New York Times (EUA), The Independent (Inglaterra) e Liberation (França). Trabalhou com cem artigos de cada um, depois dos jogos olímpicos de 2008. E usou o conceito da ONU de DH.
Os números surpreendem. Dos artigos, quase a totalidade trabalha DH como algo apenas vinculado aos direitos políticos (NYT 73%, TI 69 e Lib 65%). já sobre os direitos econômicos, sociais e culturais (ESC) apenas 9, 5 e 10, respectivamente. Ou seja, saúde, educação, moradia... Não são para os jornais matéria dos DH. O tema dos ESC aparece apenas nos desastres naturais.
Outra informação que difere Europa dos EUA. Quem define o que são DH para cada jornal. Nos EUA, 68% dos artigos são baseados em informações de ONGS. Na Europa esse número é inferior a 30% e o Estado passa ser central na conceituação de DH.
Outra informação muito interessante: qual o principal país debatido nesses artigos? No jornal americano é sempre a China. O próprio país vem em 5o lugar! Nos dois jornais europeus o próprio país é tema prioritário de debate. A China vem depois. Ou seja, cuidam mais de si do que dos outros, lição ensinada pelos nossos pais quando somos ainda crianças!
Acho muito revelador tambem que apenas 1% dos jornalistas usam como critério a declaração universal de DH, usam conceitos seus, distantes inclusive, segundo a pesquisa, dos anseios do povo de seus países (os americanos preocupados com saúde, por exemplo, e os jornais trabalhando com a China!). Achei legal ele abordar que no Brasil os temas mais tratados são educação e saúde, respectivamente.
Kolbl apresentou uma síntese histórica bem reveladora sobre DH e ciclos históricos dos países. Na década de 50, a China tentava garantir os ESC. A Europa saia da II Guerra Mundial. Decorre disso, dos abusos do nazismo, a corte européia de DH tão forte, lutando para mediar a violência de Estado. Nos EUA, no mesmo período, se lutava contra o comunismo. Logo, DH, sempre foi pretexto para a guerra. Naquele momento a guerra fria.
É péssimo contar para vocês escrevendo pelo celular... Mas é o que consigo!

0 comentários: