quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sobre coragem e sonhos


Hoje foi um dia especial. Um dia que me fez lembrar muitas histórias e muitas pessoas que já passaram pela minha e que sempre fazem renascer sonhos dentro de mim.

Vivian, de manhã, falou dos sonhos, de que é preciso acreditar sempre e que temos que ter esperança. Ela tem 3 filhos, não desiste das lutas, tem coragem e força para seguir em frente. Tudo sem jamais deixar de sonhar.

Depois, vi seu Jair chorar ao falar sobre o trabalho que desenvolve há décadas. A missão de vida dele: recuperar crianças que se envolvem com o tráfico. Ele pediu desculpas por chorar ao falar sua história. Mas ele não está errado. A emoção dele deve servir como exemplo para nós todos, porque é a exacerbação de uma vida toda de altruísmo.

E, para completar, vi nos olhos de Gabriel, um menino que fala como gente grande, a esperança. Ele me fez chorar porque pediu o mínimo para quem vive sobre cadeiras de rodas. Ele quer a liberdade de poder ir a todos os lugares, assistir shows, andar nas ruas, ir à escola... Ele disse que acredita nas mudanças e na renovação.

A gente, por circunstâncias da vida, acaba sendo um pouco mais dura. E hoje, assim como no dia em que encontrei o porteiro do prédio de minha avó na vila Planetário, foi de renovação. Ver nessas três pessoas a esperança e a fé em um futuro melhor me tocaram fundo.

As histórias que ouço são duras: crianças que têm no pátio da creche o tráfico de drogas como vizinho; mães que não trabalham porque não podem pagar uma creche e dizem “se não trabalho, meu filho passa fome”; uma adolescente de 13 anos que não estudam para cuidar da irmã de um ano e meio enquanto a mãe busca o sustento da casa como catadora de lixo; avós que veem uma neta por horas em crise de asma e sem atendimento...

Tudo isso, pelos olhos de seu Jair, Vivian e Gabriel reforçam a certeza que tenho: é preciso olhar as pessoas para poder cuidar delas. E, enquanto eu ouvir histórias como essas, vou me emocionar por ver a coragem que nasce em cada um em função das necessidades que a vida impõe a eles. A coragem que faz com eles superem tudo sem jamais deixar de sonhar e acreditar.



1 comentários:

Paulo disse...

....incrível como existem pessoas que não se incomodam com essa realidade...;e o mais incrível...ainda bem que existem pessoas como vc, que nos fazem acreditar, andar e continuar.