domingo, 28 de março de 2010

Ser do Sul e de Porto Alegre

Pode parecer esquisito mas para mim é natural, muito natural, o que direi. Ser do Sul do Rio Grande e ser de Porto Alegre são duas coisas muito distintas mas não (nunca!) contraditórias. Nasci em nossa capital e nutri por essa cidade sentimentos muito profundos. Viver em Porto Alegre é ter a sensação de se estar num parque gigante, andas pelas ruas e ver pessoas que não conhecemos e que sempre parecem conhecidas. É estar num lugar que acolhe, que protege. É estar em casa. Entretanto, trago em mim, uma década vivida no Sul do Rio Grande. Uma coisa do pampa, do interior, de um lugar onde se vive a vida com uma calma de um final de semana mais longo. Uma sensação de de fronteira, de que as divisas geográficas com o Uruguai, por exemplo, são artificiais porque somos todos muito parecidos.
Escrevo tudo isso porque acabo de voltar do show do Kleiton e Kledir. Levei de brinde uma participação especial do Victor Ramil. E eles, para mim, representam exatamente essa confusão. Por isso os adoro tanto (a ponto de pagar o mico de pedir autógrafo para os três). São do Sul. Descrevem coisas da região de todos os meus sonhos de menina. De quem viveu em Pedro Osório, tem a família em Jaguarão, o pai em Pelotas, estudou em Rio Grande e São Lourenço. Eles são o Sul do Rio Grande.
Ao mesmo tempo, eles são profundamente Porto Alegre. São a Porto Alegre que eu sinto saudade quando estou longe, as coisas dessa cidade encantadora.
É bom ser do sul. É bom ser de Porto Alegre. É bom demais saber que tudo isso é ser gaúcho.E olhem... quem diz isso é alguém que ama profundamente o Brasil...


3 comentários:

João Paulo M. disse...

Kleiton e Kledir são como as vinícolas do Rio Grande do Sul.

Maju disse...

Manu, pra variar um belo texto: com direito a boa música tb!Uma declaraçao de amor linda à capital dos gaúchos!
Mas na verdade quero comentar seu artigo sobre a saúde mental, em parceria com ex-secretário de saúde, do DEM!
Minha deputada, orgulho-me muito de vc, de sua capacidade de discernimento, tolerância, respeito e convivência com as mais diferentes forças políticas! SÓ alguém com sua competência e habilidade humana é capaz de sobrepor-se a questões políticas menores para tratar/abordar um tema crucial como esse em parceria com um Dep. do DEM, com quem temos diferenças ideológicas enormes! Que sirva de exemplo aos sectários e míopes políticos de plantão!
Bjs guria

Maria Julia disse...

acabei de mandar, mas acho q foi anônimo! kkk