terça-feira, 13 de abril de 2010

Querida amiga

Há alguns dias recebi um lindo email de uma pessoa que a vida me apresentou. Nos conhecemos militando, conversamos e a vida (sempre a vida...) nos aproximou. Fiquei muito reflexiva com o email dela que, embora seja de alguém que acredita muito na atuação política, está um tanto nostálgica.
Depois, cheguei a seguinte conclusão: muitas vezes querem nos fazer acreditar que só existem dois caminhos, minha amiga. O primeiro é o de ficarmos iguais aos que combatemos. Pessoas sem convicção, que não defendem transformações na sociedade. O segundo, é o de pensarmos que não termos forças para vencermos. Isso nos faz desistir. Esses dois caminhos levam a um único destino: a manuntenção dessa sociedade que queremos tanto ver mudada.
Sei que tu és como eu. Segues acreditando que existe outra alternativa. A de seguir tendo a convicção de que sim, é possível mudar. É possível lutar. E que só a luta muda a vida. A nossa vida e a sociedade.
"(...) Tava vindo trabalhar hoje de manhã e comecei a pensar de onde vem essa função de política, de querer ler e saber mais, de me ficar doida assistindo às entrevistas da globonews com os defensores da ditadura...
e lembrei... foi lá em 89, quando eu nem me entendia por gente ainda, com sete anos. a primeira imagem de qualquer coisa política que eu lembro na vida é um comício do lula, no calçadão de santa maria. o pai trabalhava no banco do brasil e ele era meu grande parceiro pra tudo. me levou. me colocou no ombro porque o espaço tava tomado de gente e eu queria ver o que estava acontecendo. toda vez que eu lembro daquela cena, lembro da música que me arrepia até hoje: "lula lá, brilha uma estrela...". eu bem tentei segurar a bandeira que o amigo do meu pai tinha levado. não tinha força. segurei o quanto pude.
depois disso, as coisas saltam pra 92. eu tinha 10 anos e achava a coisa mais fantástica ver aquela gente toda na rua. queria ser uma cara-pintada.
fiz 16 anos e logo fui fazer meu título de eleitor com uma colega e amigona minha. votei pela primeira vez e me senti bem, feliz.
e foi assim... votando e votando... elegemos o lula, reelegemos o lula... (...)
enfim, acordei num dia nostálgico, lembrando lá de 89... há quase 21 anos eu fui seduzida sem saber direito o que era esquerda, política, eleições... hoje eu torço pra ver uma campanha honesta e digna. que bom que o pcdob apoia a dilma. que bom se todas as alianças puderem ser construídas em todo país. (...)"
(trechos do email de uma querida amiga)

2 comentários:

Cedricko Hansel disse...

Estou agora seguindo o seu blog, espero que eu encontre as mais bonitas coisas, gostei muito de uma postagem sua com algumas crianças, tem um que é parecido com o meu filho.....
prazer em lhe seguir.

Talitta disse...

Linda mensagem! Parece fácil se identificar! Beijo grande! E bom trabalho! "A luta não pode parar."