quinta-feira, 6 de maio de 2010

Serra no Rio Grande

Eu estou em Brasília e apenas acompanhei alguns fatos da agenda de José Serra ao Rio Grande do Sul, durante essa semana. Vi em um telejornal da Rede Globo partes da fala dele na Federasul. Um elemento foi destacado como altamente positivo. E é sobre ele que eu gostaria de escrever.
Serra disse que falta um projeto de desenvolvimento regional para o RS (e que este é o fato que motiva a economia gaúcha a estar tão mal) e que o único acordo internacional firmado pelo Brasil é com Israel.
Eu concordo que faz falta um projeto para o Rio Grande. Um projeto que esteja sintonizado com um de país. Que leve em consideração o fato de termos fronteiras com países com produção semelhante a nossa, por exemplo. Queremos um MERCOSUL que faça o Rio Grande ganhar também, e não apenas SP. Logo, não falta um projeto regional. Falta o Rio Grande se virar de frente para o Brasil. Porque hoje está de costas. Nosso estado não vai se desenvolver sozinho. Relembro Serra - porque parece que ele não tem nada com isso - que a economia gaúcha perde há doze anos. Perde, portanto, desde o segundo governo FHC. relembro também que destes doze anos apenas 4 não foram governados por aliados seus. Pergunto: o que fez Yeda (porque ele tentou fugir dela no RS, como se não fossem do mesmo partido) para inserir o RS num grande projeto nacional que valorizasse a nossa produção? O que fez para que a vitivinicultura não sofresse tanto com a concorrência desleal dos vinhos chilenos e argentinos? Quantas vezes ela esteve em Brasília lutando pelo setor coureiro-calçadista que briga com a gigante China? Qual o papel do governo do RS na consolidação da CEITEC, polo tecnológico em potencial? Nós não queremos um RS reinventado. Queremos que nossas potencialidades sejam exploradas e que nosso estado tenha um papel dentro do país. Para isso é preciso unidade. Para isso é preciso projeto. E o futuro governador tem que ter esse projeto. Não é possível que o Brasil inteiro esteja crescendo e o RS não.
O segundo aspecto da mesma fala é a ironia feita por Serra no acordo celebrado entre Brasil e Israel. Com um ar de brincadeira disse que " ainda por cima nesse acordo não poderiam ser comercializadas mercadorias de áreas supostamente palestinas". Deus!!! Será que José Serra não sabe o que acontece com os palestinos? Será que esse assunto é digno de reparações? Eu tenho orgulho de viver num país que não aceita frutos da guerra. Acho que a comunidade palestina deveria atentar para essa maniestação dele em Porto Alegre.
Não queremos mais guerra entre judeus e palestinos. Lutamos pela paz. E o Brasil ajuda a luta de muitos países pela paz mundial. Eu quero que continue assim. Um país de paz, que luta pela paz.

4 comentários:

lapis nos olhos disse...

vai lá no blog, tem um poema pra ti

pront disse...

me gusto mucho la nota, sobre todo lo relativo al desarrollo de RS. Me parece claro que pensar en el desarrollo de ese Estado esta ligado a implementar políticas de desarrollo regional transfronterizo en el MERCOSUR. Lo que dudo mucho, dada las declaraciones conocidas sobre el proceso de integración, es que Serra sea la persona indicada para impulsar esos procesos.

Laís Souza disse...

Nossa Manu.. estou admirada com a sua sinceridade! Acho que todos os políticos, que prezam por uma política bem realizada e de cara limpa deveriam ser como você. Muita sorte, sucesso e conquistas. Sou de SP, mas adoro o povo do RS, tenho amigos aí e espero que, assim como vc citou, o Brasil possa reconhecer e explorar o que há de bom nessa terra. E assim vamos construindo um novo mundo possível!!

Anônimo disse...

Quem sabe se o Lula não tivesse feito o absurdo de reconhecer a China como economia de mercado em troca de apoio por vaga no conselho de Segurança da ONU, a condição da indústria coureiro-calçadista não fosse tão dramática hoje.

Hoje a China vira as costas pro Brasil; não era pra menos, nenhum país que se considera sério quer apoiar um dos aliados do regime teocrático do Irã. Muito menos pra algo importante como o conselho de segurança da ONU.

É bom que não se omita certos fatos.. E, como boa democrata que sei que é, espero que não apague esse singelo comentário.

saudações coloradas!