domingo, 22 de janeiro de 2012

O vestibular e as alegrias

Era 2005. Um dia qualquer de uma daquelas semanas em que tudo era terrivelmente novo e um tanto assustador. A equipe aprendia comigo o cotidiano da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Toca o telefone e a Gi - que naquela época ainda estava longe da Sorbonne mas bem perto do telefone - vem falar comigo: "é uma menina da vila tronco, na Cruzeiro, ela diz que fez campanha para ti e que quer falar contigo sobre as vagas nas creches que disseste que defenderias". Fomos lá na Vila Tronco conhecer a menina de 17 anos, com uma filha bebê no colo. Negra, jovem, mulher que havia abandonado a escola. Ela reuniu todas as jovens mulheres da comunidade com filhos no colo . A elas Explicamos como funcionava a relação entre legislativo e executivo e a necessidade de nos organizarmos para lutar no OP e fora dele pelo direito da creche. Essas mulheres sabem o impacto de uma vaga na creche para voltarem ao trabalho.
Bruna transformou-se numa lutadora. Incansável. Aquela vila tronco sabe a força da baixinha.
Depois de anos, voltou para a escola, presidiu grêmio, veio trabalhar no mandato presidiu a UJS em Porto Alegre, foi escolhida presidente da UAMPA para 2013 e... Passou no vestibular na UFRGS.
A menina que havia largado a escola superou todas as dificuldades da vida real na nossa cidade, acreditou e... Está mudando a própria vida.
A luta dela para mudar a vida de todos também está mudando a sua. Bruninha, sem palavras de meu orgulho. Sem palavras. Parabéns.

------

Há uns 13 anos conheci um guri tão de luta que ficava dias sem comer (ou comendo quase nada) por não ter grana, mas não deixava de participar das atividades da UBES. Esse cara, que algumas vezes levamos para tomar soro pela má alimentação, esse cara que não cuidava de si para cuidar dos amigos, esse cara que veio de Novo Hamburgo para Porto Alegre, esse cara que é o maior de todos os colorados, esse cara de origem humilde e dedicado, esse cara tornou-se meu melhor amigo e passou no vestibular. Depois de muitas batalhas. Parabéns latininho. Te amo.

3 comentários:

Marinha disse...

Li emocionada a bela homenagem que fazes aos dois muito queridos, Bruninha e Latino!
Difícil traduzir a alegria que sinto por essa conquista dos dois, que mesmo tão diferentes são tão iguais.
Parabéns, Latino e Bruninha! Parabéns a ti, Manu, por teres tido a sensibilidade de trazê-los para o mandato,somando com eles na luta pelo bem social! E isso é o que mais os torna iguais entre si: o bem individual provoca sorrisos nos dois, mas é bem social que os ilumina inteiros.

Talitta disse...

Oi Manuela, que lindo post. Adoro histórias de lutas e labutas, de militância. Gostaria de saber tua opinião sobre toda essa "especulação" envolvendo o ENEM. Acredito que o Ministério tem feito muito pela democratização das e nas Universidades. Mas me parece que tem gente lutando contra. Obrigada. Beijo. Feliz 2012! Ano de Eleição! Boa sorte!

Igor de Fato disse...

Compartilhei essa postagem para os camaradas do PCdoB da UFRGS, pois penso que saber dessas histórias só nos renova e reforça a convicção de estar no PCdoB lutando pela transformação da realidade e se emocionando a cada conquista do povo brasileiro.