quarta-feira, 23 de maio de 2012

Livro

Ando estudando muito os temas relacionados ao desenvolvimento urbano e as reflexões mundiais sobre cidades em função da minha pré-candidatura em Porto Alegre. Se é certo que não existe modelo a ser copiado, também é certo que existe muita coisa legal acontecendo. E isso, pode inspirar soluções novas para nossos antigos problemas.
Hoje terminei as extensas 300 páginas de "triumph of the city", do Edward Glaeser. Foi desafiador voltar a ler em inglês, mas esse é o Principal pesquisador de harvard sobre cidades. E eu tento buscar um pouco em cada país, com zero de preconceito.
Polêmico e recheado de informações, Glaeser tem idéias com as quais não concordo. Creio que ele não compreende o papel que o estado pode ter na diminuição das desigualdades, dentre outras questões. Divergências a parte (e não são poucas) ele traz um eixo central: as cidades se desenvolvem economicamente a partir de seu capital humano. Traça um paralelo estonteante entre Detroit e Nova york. Detroit a grande cidade de Ford e Detroit que perde milhares de habitantes/ano. Detroit com
Menor escolaridade. Nova York e sua rápida recuperação pós fim da industria têxtil, Nova York que pensa os carros e as roupas do mundo. Pensa. Investe em capital humano. Investe em educação.
Achei realmente bárbaro o pensamento de Glaeser que cidades são palco de conversas/encontros entre pessoas e que a tecnologia se desenvolve em espaços de contato interpessoal. Ou seja, contato humano é vital para o desenvolvimento de tecnologias que dispensam contato humano.
Glaeser está longe de ser um quase guru como jan gehl. Mas tem boas contribuições. Sobretudo no tema do desenvolvimento econômico de cidades.
---------
Segunda-feira assistirei uma palestra dele e serei debatedora. Depois comento aqui.
---------
Na amazon.com é fácil e nem tão caro comprar o livro dele.

0 comentários: