sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pessoa especial


Era uma negra miúda, com um sorriso fácil e atendia o telefone com a testa enrugada. Há dez anos, quando os gastos com o telefone eram absolutamente controlados para a juventude, ela os ajudava a burlar as regras para mobilizar para os congressos estudantis e eleições de DCE's. Jamais sobrava tempo para que também militasse na organização política. Fora o trabalho, terminava o técnico em enfermagem. Sempre falava com orgulho da família humilde da Zona Norte de Porto Alegre, adorava o carnaval e ria muito quando o então tesoureiro do Partido apresentava a conta com as inúmeras ligações.

Numa campanha de vereadora, quase sem recursos, a chamamos para coordenar a mobilização. Seu envolvimento político já era grande, sua brabeza conhecida, sua disciplina e organização reconhecidas por todos. Seria ótima para dar "pitos" na galera atrasada, pelo sono das noites insones com a campanha, com as angústias típicas do ínicio dos vinte anos. Foi exemplar. Ela, a campanha. E a amizade de seis pessoas que cuidavam de alguns pacotes de materiais e nada mais, no início. Começou a trabalhar em outro lugar e a crescer, crescer, crescer. Tudo bem, ela cresceu intelectualmente, individualmente, politicamente. De tamanho nunca. Segue uma linda negra miúda. Hoje coordena o escritório da moça que ela ajudou a eleger vereadora e, anos mais tarde, deputada. É dirigente do Partido que, de testa enrugada atendia o telefone. Segue braba, boa de pitos, mas tão controlada...

Amanhã, a linda negra miúda cola grau na faculdade. Se forma em publicidade. E a Gisele orgulha a todos nós. Por sua força, determinação, capacidade de trabalho, de aprender com os outros, de ensinar (com a sua maravilhosa lição de vida). A Gi é uma mulher, negra, lutadora. A Gi é uma brasileira. Parabéns!

6 comentários:

Emanuel disse...

Linda homenagem à GI, Manu.
Sempre que se escreve com o coração,tudo fica tão melhor, né?
Beijão. E liga. Preciso falar contigo.

Gisele Borges disse...

Manu amiga,
Obrigada por tudo, por acreditar... em uma menina humilde, mas com muitos sonhos.
Os mesmos sonhos que a fizeram acompanhar sua trajetória.
Obrigada pelo incentivo, pelas conversas às vezes tão corridas. Mas principalmente pela confiança e ousadia de acreditar no novo, no diferente no incerto...

É essa coragem que você aplica no cotidiano, que te faz tão especial.

Grande beijo

Alcilene Cavalcante disse...

Linda homenagem. Gente que usa o dia-a-dia pra fazer a diferença.

Anônimo disse...

Gisele,

Sempre te admirei muito. Não podes imaginar a emoção que tive ao ler o texto em tua homenagem. Parabés e que continues trilhando um caminho maravilhoso, aonde as ações possam aflorar junto com as emoções. Procurei muito o teu e.mail particular. Não o encontrei. Não tem importância. Além da minha homenagem pessoal, tambem te homenageio em nome da minha mãe querida que tenho absoluta certeza também te saudaria com imensa alegria. Ela gostava muito de ti.
Um beijo muito grande e muitas felicidades. Espero abraçar-te pessoalmente.

Clarisse

Anônimo disse...

linda linda Manu!!a homenagem pra GI!!!
pois ela merece tudo isso e muito mais....
Guerreira, Lutadora sim!!!
Gi parabens querida!!!

Alex Vasques disse...

Adorei a homenagem, nossa querida camarada Gisele merece.