sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A sinceridade

Serão as pessoas mais sinceras através das máquinas? Será que a frieza dos teclados, a cegueira do monitor nos expõe mais? Estou descobrindo que, em muitos casos, sim. Não gostei dessa descoberta.
Não, não me refiro aos que perdem a timidez. Nem aqueles que adquirem força para declarar o amor através de um email, de uma mensagem no orkut ou no facebook.
É apenas uma constatação de quem navegou um bocado e viu o que não queria.

6 comentários:

Emanuel Gomes de Mattos disse...

Manu,
posso ter entendido mal mas te convido prum rápido exercício: imagine que até pouco tempo sequer alguns tinham meios de abrir-se ao mundo. Vivi grnnde parte da vida obrigado a me comunicar apenas de forma vaga e formal, impessoal. Um pouco pelos tabus, pelo farisaísmo da sociedade. Teria tido uma vida bem mais feliz se pudesse dizer pra tantas pessoas que já partiram desse plano como eu gostava delas. Hoje, pego meu email, meu blog, meu celular, enfim, e rasgo sempre que me dá na veneta. Não há vida mais autêntica do que aquela em que a gente pode ligar-se a quem ama, compartilhar espaços com quem se gosta, enfim, e ligar o foda-se a um tipo de convivência idiota.
Veja só, em qual período se teve o prazer de conversar assim, na base da amizade pura e simples, com uma deputada federal? Nos meus 18 anos, isso dava cadeia, amore.
Viva a comunicação total!!!
Beijão, Manu querida.

Manu disse...

Querido amigo... Concordo contigo. Viva a comunicação total, a coragem que temos de falar, de sentir também pela internet! Apenas me refiria aqueles que apenas têm coragem de fazer o mal pela internet. A parte cruel do ser humano. Naveguei onde não devia e vi o que não queria, entende?

Emanuel Gomes de Mattos disse...

Dã! Caiu a ficha. Já imagino...
Enfim, é o preço a pagar, Manu.
A propósito: já falaste no Congresso dos Cem PCs? Vai falar?
Bota no blog, Dona Repórter.
Bjo.

Guga Türck disse...

Bom, a proteção que um teclado e a distância que a internet proporcionam realmente torna algumas pessoas em muito perigosas.

É complicado, ainda mais para ti que construíste uma imagem pública forte. Muito esgoto ainda vai rolar por debaixo dessa ponte, Manu.

Mas é aí que se sobressaem os fortes!

Abração e espero te rever logo (até pra não virar um desses amigos virtuais, sem rosto, sem cheiro, sem toque).

Guga Türck disse...

Me botei a pensar neste post depois que comentei...

Às vezes nós mesmos nos colocamos em situações complicadas em frente ao computador e, sim, aparecem rompantes de "sinceridade" que nos expõem demasiadamente. Daí, com a rapidez de um clic, nossa vida pode ser devassada, manipulada, enfiada em alguma especulação medíocre que ofende a nós mesmos e a quem se dirige tal manobra.

O anonimato do teclado, a falta de calor de um monitor nos deixa seguros para "falar" demais...

Mas que a internet é uma ferramenta maravilhosa, isso é.

Abração.

Manu disse...

Guguinha..
Sim. Somos sinceros também para o bem. Temos coragem de mandar um email falando isso ou aquilo... Nós mesmos acertamos nossa maravilhosa amizade pelo msn!
Mas que tem gente que só ganha coragem para dizer coisas duras pela net... Ah! Isso tem.
Beijinho
manu

p.s. esse é o guga que eu escrevi há alguns dias aqui.