segunda-feira, 5 de julho de 2010

Índio?!?

Qual o problema de Índio da Costa?
Eu abomino baixarias e debates pessoalizados em toda e qualquer eleição. Por isso fiquei quieta durante a semana passada quando o PSDB e José Serra escolheram o candidato a vice, meu colega Deputado Indio da Costa. Fiquei quieta porque fiquei surpresa, fiquei quieta porque para mim o nome é o menos importante.
Vamos lá: Eu não tenho informações sobre a vida política de Indio no RJ. Sobre isso, aliás, meus colegas cariocas devem se manifestar: Se as denúncias da merenda escolar procedem ou não. Não tenho nada com a vida pessoal dele, desde que não afete em nada a vida do povo. Na Câmara trabalhamos juntos o tema das Regiões Metropolitanas. E posso afirmar que é simpático e gentil. A imprensa o anuncia como relator do ficha limpa. Mais ou menos... O ficha limpa é um projeto de autoria do povo brasiliero, seu primeiro relator na Comissão Especial foi o Indio. Mas o relator de plenário foi José Eduardo cardozo, do PT. também não atuamos juntos nas causas da juventude, embora ele seja jovem (39) se comparado a média de meus outros colegas, não é nenhum guri. E talvez por isso não priorize o tema juventude dentro do congresso.
Isso responde a mais ou menos todos os aspectos abordados pela imprensa sobre o candidato a vice de Serra. 
Mas repito: para mim o nome é o menos importante. Sabem porque?  
Porque nenhum Vice mudará o projeto que Serra representa. Serra representa o Estado mínimo, o Brasil de Fernando Henrique que combati durante anos de
Movimento estudantil. Serra representa a ausência de política de desenvolvimento nacional soberano, o fim das relações tão produtivas do Brasil no MERCOSUL. Serra representa aquele país em que o emprego não era prioridade e o juros altos para os bancos ganharem era. Serra representa   Um Brasil dependente, um Brasil com complexo de inferioridade perante os EUA e a Europa. Representa a falta de prioridade na educação pública. Para nós gaúchos Serra representa Yeda!! Yeda dos escandalos, Yeda do menor investimento em saúde do País, yeda do sucateamento da UERGS.
Por isso Indio ou qualquer cacique do DEM não da diferença. Por que essa aliança tem um programa, um projeto. E não é nem o que eu sonho, nem o que eu luto para construir. 
Serra é um caminho que o Brasil já provou. E não quer mais sentir o gosto.

3 comentários:

João Paulo M. disse...

O Índio é pouco conhecido. Já o Temer é bem manjado...

Juliana Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Medeiros disse...

Só um comentário nesse post Manu. Concordo c/cada linha, exceto uma. Infelizmente, os juros no Gov Lula foram beeemmm altos e ele acabou c/isso favorecendo muitos banqueiros. É uma pena, mas é fato. De resto, também não quero esse outro "Brasil" de volta. Parabéns pelo blog e pela atuação como parlamentar :)