sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Carta aberta

Acho que aqui consegui escrever um pouco melhor. Se ainda resta dúvida em alguém... Juro que é a última coisa que escrevo sobre o tema. É que fiquei louca, louca, louca de irritada com tudo isso.

Cara Hildegard Angel,
Tentei manter contato com você de diversas formas. Resolvi escrever e postar em seu blog, talvez a modernidade nos imponha essa forma de contato. Não nos conhecemos mas acredito que compartilhamos – com alguns milhares de brasileiros – o sonho de um Brasil democrático e justo. Sonho de gerações de meu partido (o PCdoB) e de sua família.
Vivo dias dignos de Kafka, a partir de uma coluna assinada por você. Aliás, a coluna aborda o tema do humor na política de maneira bem próxima aquilo que penso. Mas existe um porém. Você usou uma fonte com equívocos e cita o meu nome.
Depois de tentar esclarecer pelo telefone com sua equipe, resolvi colocar no papel.
A lei eleitoral é de 1997. Ela não aborda apenas o humor na política. Ela aborda todas as regras das eleições. Muros, faixas, tamanhos, CNPJ, fotos, contas, tudo aquilo que diz respeito ao processo eleitoral. No ano passado fizemos alguns ajustes a essa lei. Como deputada, o procedimento legislativo DEVE SER que, qualquer tema relacionada ao processo eleitoral passa por emendas ou alterações a essa lei já existente. Apresentamos emendas supressivas ou aditivas. Coube a mim, como deputada que sempre lutou pela liberdade de expressão e, precisamente na internet, tentar liberar o uso dessa importante ferramenta nas eleições.
Assim o fiz. E conseguimos. Diferente do processo eleitoral de 2008, no qual sites, vídeos, comunidades em redes socais, foram retirados no ar pela Justiça Eleitoral, nessas eleições todos usam abertamente a internet. Nessa emenda, proibimos a trucagem e a montagem em sites de candidatos. Apenas em sites de candidatos. Qual o objetivo? CANDIDATOS USAVAM MONTAGENS FALSAS A SEU FAVOR. Apenas isso.
Esse foi o meu papel em todo o processo da mini-reforma. Nada, absolutamente nada relacionado à censura. Muito menos a censura aos humoristas, a quem fui solidária diante da interpretação do PODER JUDICIÁRIO.
Tua voz é muito mais forte do que a minha. Tua coluna é lida por milhares de pessoas que, de imediato, passaram a me acusar de ser autora de uma lei de 1997. Repare: em 1997 EU TINHA 16 ANOS. NÃO VOTAVA!!! ESTAVA NO ENSINO MÉDIO!
Tua coluna passou a ser usada por todos aqueles que disputam eleições contra mim. Usada de maneira baixa, é verdade, por que infelizmente muitos fazem política assim, na direita e na esquerda.
Disse que vivo dias dignos de Kakfa por não ter mais o que fazer. É como provar que não há relação extraconjugal. Se não há fatos, não há provas. Peço que corrijas essa informação. Sei que não agiste de má fé e reitero, gostei muito de tua posição no artigo. Mas o fato se tornou muito grave para mim. O mal entendido, a falta da informação correta, virou uma bola de neve. Contra a pessoa errada, que nada tem com isso.
Abraço solidário,
Manuela dÁvila - Deputada Federal do PCdoB -RS

3 comentários:

Talitta disse...

Oi: Imagino o quanto deves ter ficado aflita com essa confusão toda. E espero que ela publique uma nota de correção sobre isso.

Beijo grande!

Talitta

Felipe Braga disse...

Essa mídia tendenciosa!

Ela vai reparar isso, Manuela. Se precisar de ajuda, deixe o e-mail dela que nós faremos a nossa parte. hehe

Beijos.

Unknown disse...

Cara deputada Manuela,
eu republiquei a nota da jornalista Hildegard Angel,mas confesso que estranhei sua autoria.
Fui alertado pelo seu assessor de comunicação,Gustavo Alves,e a postagem foi devidamente corrigida em nota abaixo da mesma.
Um grande abraço de seu admirador da sua luta parlamentar.
Herval Junior