terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mais anotações

- O número de filhos desejados por uma mulher, comparado com o número de filhos que ela tem é Um dos indicadores de direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

- nem 10% dos métodos anticoncepcionais são responsabilidade masculina (camisinha + vasectomia). ou seja, 90% são utilizados por
Mulheres!

-Adorei ouvir da  professora Aruna Kashyap (indiana) que ela não agüenta mais ouvir dizer que direitos humanos é coisa de quem defende prisioneiros.

-ouvir as mulheres para formular/executar políticas públicas. Boa lembrança. Descobrir as verdadeiras razões pelas quais elas morrem ao darem à luz (algumas tem vergonha de ir ao banheiro por nao possuírem um), porque não saem de casa ao apanharem etc

- fiquei impressionada com o fato do Irã ser citado como referencial de educação sexual entre os países chamados de "fechados". Ensinam aos pais para eles ensinarem aos filhos, dada a impossibilidade de falarem sobre sexo na escola.

Aliás, gostei da idéia de preparar mães e pais para auxiliar na educação sexual dos filhos. Mesmo em espaços democráticos, em que filhos podem ser educados, pais precisam compreender.

-o aumento da seleção sexual, ou seja, a escolha do sexo do filho é um dos grandes temas em debate. 
Muitos países o fazem ou fizeram através do aborto de fetos de meninas. Regiões da Índia, por exemplo tem a proporção de 700 mulheres nascidas para cada mil homens.
O fato é que esse prática de seleção sexual tem sido substituída com os avanços da genética. Hoje, nos Estados Unidos, por exemplo, a escolha do espermatozóide a partir da possibilidade de desenvolver um menino é uma realidade.
A Alemanha trabalha com a construção de lei que proíbe essa prática.

-----

Adoro a frase "todos os direitos humanos são para todos".

2 comentários:

André Mendes disse...

Manu,sou mineiro mas aprendi admirar seu trabalho através da Tv Câmara,parabéns pela política que tu faz!

André Mendes disse...

Há,ja ia me esquecendo tenho 19 anos faço curso de Direito e minha meta é ao formar entrar para a política pelo Pc do B,minha grande inspiração para seguir com essa meta é você!Grande abraço e uma excelente noite!