segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Crise da ULBRA

Todos têm acompanhado nos jornais, rádio, televisão a crise da ULBRA. São mais de cem mil estudantes, dez mil trabalhadores. Além disso, são quatro hospitais. Grande parte do atendimento é SUS, ou seja, público.
Estamos aqui dentro agora (uma comissão de deputados e senadores) tentando entender e ajudar. Consegui marcar amanhã uma reunião com o Ministro da Saúde, Temporão. Isso é fundamental para garantirmos continuidade no atendimento hospitalar.
Cenas do próximo capítulo...

2 comentários:

Emanuel Gomes de Mattos disse...

Manu,
com todo o respeito, o ministro da Justiça, Tarso Genro, tem a ver com a situação. Ele sabia de que a Ulbra tava na lama quando ministro da Educação, no primeiro governo Lula. Tanto quanto sei, a partir de uma negociação o jornalista Jairo Jorge virou vice-reitor. Aliás, o espaço que obteve no vídeo ajudou muito a elegê-lo prefeito de Canoas (além de uma aliança bem construída). Então, assim com o governo acaba de isentar algumas entidades filantrópicas que foram desvirtuadas de suas funções, através de MP, que tenham a decência de auxiliar a Ulbra que, falem o que quiserem, é uma das msis conhecidas universidades do Rio Grande do Sul. Resumo: cartas na mesa e chega de conversa fiada.
E pode dizer o que penso ao Tarso, que é meu amigo: a eleição para o governo do Estado em 2010 passa por negociações desse tipo. E ele será cobrado, tenha certeza. Beijão.

Manu disse...

Caro amigo,
é mais complicado que isso, infelizmente. A MP das filantrópicas pouco tem relação com isso, mas com o reconhecimento de filantropia. O Jairo... bem, o JJ é um dos mais brilhantes políticos que conheço e seu trabalho foi bem conduzido, sempre, em qualquer esfera.
beijos