quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Felicidade

Há doze anos milito no PCdoB. há doze anos me organizei num partido por ter a certeza de que apenas lutando poderiamos mudar a vida da população para melhor. 
Sempre me perguntam: porque lutas? Luto pela felicidade das pessoas, respondo. Felicidade? Isso é filosófico?!? Não, respondo. A felicidade subjetiva é sim matéria filosófica. A quem e como amamos, que férias queremos, que valores temos. Isso é felicidade subjetiva.
Mas existe uma felicidade que é objetiva. O acesso a saúde, a educação, a moradia digna, por exemplo. Será que é possível ser feliz com um filho doente? Não, não é. Mas é mais feliz aquele que tem condições de hospitalizar o filho, em relação ao pai que vê o seu morrer sem atendimento.
Dito isto, gostaria de compartilhar com vocês uma iniciativa de meu mandato em conjunto com o Senador Cristovam buarque. Nós apresentamos a chamada "PEC da felicidade". Que inclui na constituição, em seu artigo sexto,  a expressão  "busca da felicidade". O que queremos dizer? Que os direitos fundamentais (educação, saúde, moradia) são essenciais na busca da felicidade dos cidadãos brasileiros.
Como diz o Professor Cristovam: queremos deixar a constituição viva, quente e compreensível. Queremos que a população entenda seus direitos. Queremos debater as responsabilidades do estado (o mesmo estado que cobra impostos) sobre as infelicidades dos cidadãos pelo não cumprimento do que a constituição garante.
Pensem. Opinem. Ser feliz é difícil. Mas se não temos casa, educação, saúde é praticamente impossível.
 

3 comentários:

Mulheres de Atenas disse...

Manu!!!
Com grande alegria reproduzimos um de seus textos em nosso Blog: www.mulheresdeathenas.blogspot.com

Beijos, saúde e vitória.

Lola

Anônimo disse...

honestamente, como todo o respeito,
acho que não vai mudar muita coisa
se incluir "busca da felicidade" não,
de repente, a minha felicidade é
usar droga e fazer algo errado. vamo ser sincero, o que falta mesmo é

- hospital com médico
- escola com merenda
- condições de moradia
- emprego para os pais
e outras coisas

não vejo muito nada em acrescentar isso, deveriamos sim, ter uma maior vigilancia com as nossas matas, mais respeito pelos nossos rios, mares, lagoas e riachos, mais empatia pelas nossas crianças e menos tolerância contra quem desrespeita isso, menos tolerância com a corrupção e com o uso de recursos públicos para campanha, seja lá de quem e onde e quando for.


samuel xk

Bruno de Alencar disse...

Olá Deputada Manuela...

Adorei a PEC da Felicidade...

Acredito, e muito, que se a nossa constituição fosse cumprida teríamos mais momentos de felicidade...

Quem não quer ter acesso à saúde, educação, segurança, ser igual perante a lei...?

Os aparelhos públicos poderiam ser um instrumento para propiciar estes momentos que tanto buscamos para nossas vidas, mas ao contrário, normalmente quando precisamos nos sentimos frustrados com o descaso...

Evidente que existem exceções, mas normalmente elas são medidas paliativas...

A proposta, portanto, é uma forma de mostrar para os congressistas que o brasileiro, um ser feliz por natureza, têm direito à felicidade... felicidade essa proporcionada por equipamentos públicos de qualidade...

Com o perdão do trocadilho, mas o projeto é uma Feliz Ideia...

Sucesso e muita Felicidade...

Bruno de Alencar
Osasco/SP