domingo, 6 de setembro de 2009

Sobre a escolha de Protógenes

Na quarta-feira o Delegado Protógenes Queiroz filiou-se ao mesmo Partido que eu, o PCdoB. Amanhã será o ato de filiação, em São Paulo. Já escrevi aqui sobre o Protógenes, escrevi críticas e elogios políticos. Questionei, por exemplo, sua atuação em uma campanha eleitoral sendo delegado da Polícia Federal. Entretanto, pessoalmente, tenho uma relação amistosa com ele desde o dia em que conversamos.
Devo dizer que valorizo muito pessoas que, após terem uma trajetória pública reconhecida, escolhem o nosso partido para militar. Digo isso porque não é simples fazer uma opção por um partido comunista, um partido que defende idéias, que trabalha com um projeto discutido pelo conjunto da militância e com uma direção que dirige (não enfeita como em alguns outros...). Uma opção por um partido de um campo político: defendemos Lula, compreendemos a dimensão de seu projeto de desenvolvimento nacional. Mas não nos conformamos. Queremos mais. Um partido que não se esconde atrás de bandeiras fáceis. Por tudo isso admiro a decisão do Protógenes de ingressar num partido dessa tipo. De idéias e unidade de ação. Sei que vai nos auxiliar e também aprender muito com nossa organização de 87 anos.
Alguns gostam de deuses e diabos. Na política esse é um processo grave. Normalmente personaliza processos e, com isso, minimiza a chance de mudarmos o que, de fato, está errado. Digo isso porque alguns, com a esperança que Protógenes fizesse outra opção partidária, o endeusavam e, agora que ele optou pelo PCdoB, o criticam duramente. Ora, Protógenes segue sendo o mesmo. Apenas fez a opção por partido de verdade para tocar a sua luta. Não por um partido midíatico e de bandeiras curtas. Mas um PARTIDO, com um projeto político para o nosso país. Seja bem-vindo, Protógenes!

3 comentários:

Luiz Sant´Ana disse...

Hummmm...Sejamos éticos. Compreendo que este é um caso que somente o tempo será o juiz. Veremos o que o homem fará... Seu trabalho... Seus frutos.

Anônimo disse...

Não vislumbro qualquer ausência de ética. Até gostaria de entender o que o Sr. Luiz comentou. Pela troca de idéias alcançamos uma melhoria na política. O Sr. concorda?
Não conheço o Sr. Protógenes,mas acredito que deva ser bastante bem intencionado. Eu, como encontro no PCdoB, HOJE, O MELHOR PARTIDO POLÍTICO. Caso o Sr. Protógenes não atenda aos interesses do partido, o que espero de coração não irá acontecer, o PCdoB tomará as suas providências. Não confundamos filiados com PARTIDO. Essa é uma regra que todo o cidadão brasileiro deveria internalizar.

Glaucia

Luiz Sant´Ana disse...

Senhora Anônimo. Não disse que houve falta de ética, note o português e perceba que só fiz alusão ao bom senso ao escrever "Sejamos éticos". Suponho que o Sr. Protógenes esta cheio de boas idéias, e com muita energia. Glaucia agradeço-te por questionar, tomarei mais cuidado com minha escrita ok. A boa política é a troca de idéias que venha a produzir ganho a todo povo. ESpero ter sido mais claro. Grato