terça-feira, 29 de setembro de 2009

Faça o que eles dizem...

não faça o que eles fazem.
Escrevi isso para dizer que, infelizmente, muitos militantes e políticos agem exatamente assim. Não levam em consideração que mais do que ganhar ou perder, é fundamental a forma como ganhamos ou perdemos.
Não sou mais do movimento estudantil. Mas vou descrever um episódio para vocês refletirem sobre isso.
Sábado me deram a notícia que uma chapa de uma gurizada próxima a UJS numa universidade havia sido impugnada sem razão alguma. Teve briga, confusão etc. A turma da comissão eleitoral, ligada a um partido que se diz "o dono da moralidade e da ética" teve que recuar e aceitar a chapa. Resultado: no voto a chapa da gurizada ganhou. Ou seja, "os donos da ética no Brasil"devem ter previsto que iam perder e resolveram apelar. Como fazia a galera do DCE da PUC na época em que eu militava lá. Não tinham voto e roubavam. De mil maneiras maneiras. Anulavam chapas, exigiam documentos de última hora etc.
Ou seja, tão bons de discurso, tão ruins na prática como aqueles que condenam.

5 comentários:

Repórter Cidadão disse...

MANUELA NÃO DÁ NOME AOS BOIS

Por favor, deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), use as prerrogativas da imunidade parlamentar que V.Exa. possui e nomeie qual o partido que tentou, ao não possuir votos, roubar a eleição (e de qual entidade mesmo, heim?).

Diga ou poderá ser acusada de omissa. Ou conivente?

Porto Alegre, 29 de setembro de 2009


Repórter Cidadão

PS - Faltam dois dias para o fim de 'September'

Vivi disse...

“Os sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos, porque tem de dizer algo" é e "Quanta gente existe por aí que fala fala e não diz nada ou quase nada" e pior fazem nada!


Passei só para dizer que estou acompanhando... é uma pena você não ser de São Paulo.

Beijos

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHA Faz me rir Manuela!

Para começo de história, bem se vê que a Sra. não tem a mínima noção do que está acontecendo nessa cidade.
Eu como membro da comissão eleitoral quero que você cite nomes e diga quem são os membros que estavam apoiando um ou outro partido, além de chapas?!!!
Sou estudante, quase formada e resolvi participar da comissão para poder relatar aos meus colegas toda a sujeira que acontece quando têm partidos políticos envolvidos em questões estudantis.
O que aconteceu pode ser visto no youtube... Um bando de marginais, invadindo, tentando roubar urnas e agredindo estudantes dentro do Campus onde estudam. Essa gangue que você defende, por meio de chantagem fez com que o processo fosse revertido a seu favor, mas não por merecimento. Afinal, em todo processo desrespeitaram a soberania da comissão, batendo boca e usando termos de baixo calão além de tumultuarem o processo para ganharem tempo.
Infelizmente o que percebemos é que há sim um grande interesse em parte do seu partido e de outros em fazer do NOSSO DCE um comitê político para angariar votos e militantes.
Tudo que aconteceu dentro da Faculdade foi uma vergonha, uma total falta de civilização, onde a bárbarie prevaleceu.
Segunda-feira uma menina que deve ser do seu partido disse no meio do intervalo: "o mais forte sempre ganha, nem que seja na porrada!"
Parabéns, a política de vocês venceu, porque quem está estudando sabe que a palavra vale muito mais que qualquer tipo de violência. A não ser os ogros alienados e aliados a seus partidos que acreditam nessas atitudes bizarras e desprezíveis.
Tenho vergonha de ser representada por essa gangue, tanto no campus quanto no cenário nacional...agora entendo porque os estudantes estão sendo visto como vândalos.
Esses marginais, disfarçados de estudantes só fazem M...!
Acho que antes de tu se pronunciares deverias averiguar o que realmente aconteceu...afinal tu sabes que tua opinião interfere em muitas outras, e devias saber que não te contaram nem a metade do que foi a barbárie que tua gente fez!
Que rídicula tua postura Manuela, tanta coisa a discutir e tu querendo opinar em questões de DCEs?!!! Tenha dó querida, para isso estamos aqui, nosso DCE é questão nossa.
Não disperdice suas energias e seu tempo, aproveite a chance que te deram e tente fazer alguma coisa que realmente faça a diferença.
Aproveite mais seu tempo e se envolva com o seu trabalho, afinal se te colocaram aí onde está hoje é porque acham que tu pode fazer alguma coisa pelo povo né baby?!!
(ilusão..rsrsrs)
Não se preocupe a gangue de marginais vai assumir, porque nós estudantes menosprezamos o discurso, os atos e todos que fazem parte dessa baixaria.
Queremos nos manter longe e preservar nossa integridade física, afinal nosso escudo são os livros e nossas armas nossa voz.
O estudante não é um marginal!

Ah! a comissão foi eleita em assembléia de estudantes, sua intenção era de ser o mais transparente, justa e representativa... infelizmente não soubemos lindar com vândalos,marginais e filhotes de políticos, talvez por isso tu ache que estávamos tendendo para algum lado...mas bem se vê que tu não tem noção do que está falando!
Afff... quem é mesmo tu pra falar de algo que nem viu?!!
FAÇA ME RIR MANUELAAA!!

ps: muita mutreta pra levar a situação...

A política é uma piada...e são atitudes como as tuas que dão força para essa visão!

Manu disse...

Gente, eu não citei nem o nome da faculdade nem do partido justamente para não me envolver na questão do DCE. Me envolvo sim e na prática não democrática de muitos. E para isso e por isso tb me elegi: por ter combatido uma turma da pesada no movimento estudantil.
Com relação ao trabalho desta estudante anonima: acredito em ti. Mas tb nos estudantes. Nem a justiça eleitoral e perfeita..
Sobre meu trabalho: ufa! Estou tranqüila. E ele e fiscalizado pelo povo. Que tem cara, nome e vitórias reais que conquistamos juntos! Boa luta para quem e de luta!

Anônimo disse...

Manuela
sou colega desta, q assim como eu postou em "anonimo" (não por medo de algo, apenas para preservar nossa integridade moral)
eu não fiz parte da comissão, e nem de nenhuma das chapas, mas estava presente no dia em q a chapa q tu apoias, foi impugnada.
Foram pq receberam advertências, conforme o regimento previa. A comissão apenas fez valer sua função,(quem sabe talvez, fez JUSTIÇA pelo menos no nosso espaço) ou então no caso nem precisaria comissão, se fosse apenas colocar as urnas e depois contar os votos, e se omitir diante das trapaças da chapa.
Mas o q realmente me preocupa foi q vi um grande ato de vandalismo, fui testemunha das agressões de apoiadores dessa chapa q lá estavam, e q nem eram alunos desta faculdade.
Vi colegas levando socos, e uma tropa querendo roubar as urnas!
Isso me preocupa muito, pois além de dar MEDO conviver com esse tipo de gente, vejo também q são apoiados por politicos, com grandes influências, e q dizem ter feito parte de movimentos estudantis.
Não quero acreditar Manuela, q qndo tu militavas, tb fizeste parte desse tipo "gangue". (Pois é o q me faz pensar diante de tudo q vi e depois de ler o teu comentário).
Peço Manuela, q pela influência q tu tens com os jovens estudantes e militantes, não deixe esse tipo de coisa ficar impune, ao menos conscientize-os q a VIOLÊNCIA não leva a fazer "justiça" em lugar algum.
O q me preocupa é q esse tipo de gente, ainda tão jovem, já fazem essas barbaries por causa de um DCE, depois vão querer se candidatar a alguma coisa se fazendo de honestos e todo aquele blá blá blá politico!

PS: A chapa ganhou sim com maior número de votos dos alunos, mas foram impugnados pq não fizeram uma campanha limpa e ainda revidaram com VIOLÊNCIA. Será q isso tb acontece na politica do nosso pais? ISSO É UMA VERGONHA!