sábado, 1 de outubro de 2011

Códigos de casa 9

"Carolina manda, Carolina é líder" + "da série Mariana no muro"

Mariana é a mais afetiva de todas nós. Ótima amiga, leal e sempre companheira confiável. Mas não é perfeita! Meu Deus do céu! Que guria que aprontou! Ela era do tipo que, com 12 anos, ouvia de meu pai que não poderia voltar para a boate e que  não ousasse sair pela porta. Claro, ela saia pela janela!
Quando éramos pequenas fazia horrores comigo (é quatro anos mais velha). Cuidava de mim e do Fer  enquanto a mãe trabalhava. Ela com uns 7, eu 3 e ele 2. Bem, era para eu passar a manhã com o Fer. O que ela fazia? Me botava para varrer a casa, caso contrário não ganhava lanche das dez (era um ovo). Claro que a gordinha aqui varria como louca.
O Fato é que ela puxava saco da Carolina na proporção em que me maltratava e essa fazia com ela maldades na mesma proporção em que ela puxava seu saco. Para que a Mariana pudesse fazer algo com sua Irmã preferida, era necessário que gritasse três vezes, sem rir, batendo uma mão fechada na outra aberta "Carolina manda, Carolina é líder!" Evidente que a Mari fazia o maior esforço do mundo para conseguir. Logo, até hoje quando queremos algo,  gritamos: fulana manda, fulana é líder.
Lembrei agora de outro código vinculado as histórias da Mari. Quando éramos pequenos, meus pais parcelavam uma viagem rodoviária (excursão) para o Nordeste. Graças a isso todas amamos viajar e aprendemos a fazer com aventura e sem muita grana. Sempre foi nossa prioridade familiar: não tínhamos carro do ano (só a Belina 79) mas conhecíamos nosso país. Não é preciso dizer os porquês de economizarmos muito nessas viagens e os filmes para as máquinas eram controlados (custava caro demais revelar). Na última viagem a Mariana já tinha uns 12 e possuía sua própria máquina fotográfica. Quando meu pai foi revelar, voltou "estupefato" para casa.  A Mari tinha uma foto fazendo pose em cada muro do país! Entenderam!? Muros! Não era o das Lamentações nem o de Berlim. Muros brancos, muros baixos, altos. Lá estava ela, sentada, de pernas cruzadas para baixo, para
Cima, mão no queixo, mão no cabelo.  Ele gritava: isso é uma série fotográfica chamada Mariana no
Muro! Não preciso dizer. Quando temos que tirar uma foto com pose apenas dizemos: foto da série Mariana no muro!

0 comentários: