domingo, 9 de outubro de 2011

Coluna do Juremir Machado (como colorada, amei!)

Manuela Damião

Saíram nesta semana duas pesquisas Correio do Povo/Instituto Methodus. A primeira avaliou a corrida para a eleição de 2012 em Porto Alegre. A segunda apurou a aprovação ou desaprovação aos governos da capital gaúcha, do Rio Grande do Sul e do Brasil. É um material rico e inspirador. A jovem Manuela D''Ávila (PC do B) aparece como uma espécie de Leandro Damião de saias (nem sempre, que isso é coisa do passado remoto). Ganha de bicicleta, de lambreta e de carrinho, embora a linguagem oficial fale em empate técnico. Perde na espontânea para José Fortunati. Mas ganha por, no mínimo, 1 a 0 em quase todos os cenários estimulados. Leva o jogo para a prorrogação, segundo turno, e aí mata sem direito a pênaltis, salvo no confronto com o atual prefeito, que aparece embolado. Fortunati precisa convencer um dos seus adversários, o PT, a ter candidato próprio, de preferência Maria do Rosário. Nessa simulação, ele aparece em primeiro lugar e pode esperar que a ministra, no campo de jogo, olho no olho, desbanque a deputada comunista, o que lhe favoreceria na hora do mano a mano.
A presidente da Câmara dos Vereadores, Sofia Cavedon, afirmou no "Esfera Pública", da Rádio Guaíba, que o PT terá candidato próprio, o que poderá ser visto como uma traição por Manuela, que apoiou a candidatura de Tarso Genro ao governo contando com a retribuição no pleito municipal. Mas o PT é um velho escorpião acostumado a ter a cabeça das chapas. Sofia aparece com 5,8% das intenções de voto. Um bom escore. Adeli Sell, outro postulante petista, surge com 3,5%. Maria do Rosário larga com 13,2%. A bola está com ela. Vai querer abandonar o seu charmoso cargo ministerial para disputar um gauchão em que do pescoço para baixo tudo poderá ser canela? Ela aparece em primeiro lugar na taxa de rejeição. Num segundo turno, perde para Fortunati ou Manuela. Se tiver calma, bota a bola no chão e não vem. O melhor negócio para o PT seria ir com Manuela, com quem até o PMDB gostaria de ficar se, por acaso, Fortunati decidisse praticar, como insinuou o deputado Osmar Terra (PMDB), adultério político e trocasse alianças com o PT.

Só que um casamento entre Fortunati e o PT é improvável, pois o prefeito é candidato à reeleição. Não abre mão da cabeça de chapa. Se é para ser vice, o PT já tem vaga com Manuela, sem precisar pular o muro. O PSB já avisou que não troca Manuela por ninguém. Nessa dança dos casais, a pesquisa indica que a taxa de infidelidade será baixa, não por virtude, mas por falta de oportunidade: PDT e PMDB deverão continuar unidos, renovando votos nupciais com Fortunati, herdeiro do trono de Fogaça. PC do B e PSB apostarão na noiva mais cortejada, Manuela. Restará ao PT a carreira solo, uma chapa puro sangue, ou dizer sim, de coração na mão, a Manuela. Fortunati poderá matar o jogo se as obras da Copa do Mundo decolarem de fato. Se empacarem, ele pagará o pato. Os porto-alegrenses querem melhorias nos postos de saúde, na segurança, na educação, na geração de empregos, em asfalto, pavimentação e em saneamento. Básico, não?
 

1 comentários:

Anônimo disse...

Hoje, no programa do teu "cabo eleitoral" Juremir, bem na hora que poderias dar as devidas explicações (se é que existem) sobre mais uma roubalheira de Ministros, agora envolvendo seu companheiro "Orlandinho", a "ligação caiu" ou não tens mesmo nada a dizer? Você sempre fica em "cima do muro" quando o assunto é corrupção no PCdoB, PT e outros de seus aliados...Parem de brincar com o nosso dinheiro público!