quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que acredito

Sei que hoje cabe um texto político no blog e não fujo daquilo que julgo ser minha tarefa. 
Hoje preciso falar sobre a demissão do ministro Orlando Silva.
Gostaria de repetir  aquilo que disse no twitter: 
espero que agora o que interesse MESMO sejam as investigações sobre as denúncias. E que essas investigações sejam breves. Tenham a brevidade necessária para responder a pergunta que o POVO se faz: quem fala a verdade?  
fala a verdade um homem que denunciou um Ministro de Estado e que tem uma péssima ficha policial e é acusado de desviar dinheiro? ou um militante comunista negro que dirigia o Ministério há 5 anos? Esse é o tema. O denunciante já disse que não tem provas. Orlando garante que provará a inocência na justiça.

Muitos dizem que eu não deveria falar sobre o tema pelo fato de meus adversários tentarem vincula-lo a minha pré-candidatura à Prefeita de Porto Alegre. Mas eu não mereceria ser candidata em minha cidade se não dissesse o que penso. Foi pela coragem de dizer que que sou deputada pelo Rio Grande. Faço política porque acredito. E devo dizer o que acredito. 
-Acredito que não é correto acusar qualquer um sem provas. Acredito ser errado  a pessoa ter que provar a sua inocência - e não o autor das denúncias aquilo que denunciou. Aliás ele mesmo  diz  não ter  provas.
-Acredito que há muitos interesses e interessados na saída do Orlando do ministério. a FIFA não gostava dele, lembram disso? Aliás, seria casualidade a veja ser o órgão parceiro da FIFA para a Copa? Ou então o nível de ataques sofridos por mim com relação à meia-entrada? Realmente as pessoas acreditam que a preocupação de alguns veículos é com os pequenos artistas?
-acredito que atacar ao PCdoB- um partido que disputa rumos do governo federal para a esquerda (olhem nossas criticas a política econômica, controle de investimentos etc) é uma forma de tentar enquadrar os avanços que o
Governo Dilma pode representar. Não estamos no primeiro governo Lula. Estamos num terceiro ciclo de nosso projeto. 
-Acredito que a população tem muitas razões para desconfiar dos políticos. Assistem denúncias todos os dias. Sentem-se pouco ou mal representados. Conhecem muitos escândalos de corrupção. 
Portanto, pedir confiança é sempre pedir muito. Mas eu acredito que o desânimo, a desconfiança não podem nos tornar injustos, pessoas que não confiam em nada, nem em ninguém. Por isso, acho que seria razoável  Buscar muitas outras informações, além do que aqui publico e do que os grandes jornais publicam. Essas informações  são reveladores de muitos interesses por trás dessa história. Não peço que acreditem imediatamente no Orlado. Só peço que também não sejam cegos com quem o acusa. Usem os mesmos olhos e valores. 
-acredito que a verdade aparecerá. Cedo ou tarde ela sempre aparece.

Meu Partido tem quase 90 anos. Tem idéias. Não surgiu para ocupar cargos em um ministério e nem deixa de existir por ter saído de lá.
Nossas idéias nao são passageiras como são as crises políticas e as capas de revista.  Nossas idéias são de transformação social radical da sociedade. De construção de um
País desenvolvido e soberano. Sim. Soberano, dona FIFA.

P.S. Antes que eu me esqueça. Acredito em tudo o que já citei mas... não acredito na veja.

4 comentários:

Evani Pitrovski disse...

Gosto da sua humildade. Espero que nunca deixe de ser humilde. Tem muitas, mas muitas pessoas, mulheres que se espelham em você. Eu sou uma camarada que acredita em você. Um beijo grande! At, Evani

Anônimo disse...

Não é só a senhora que não acredita na revista VEJA. São quase todos os brasileiros. Ela ainda se sustenta pelo Caderno de Informações sobre Teatros, Cinemas etc.

A VEJA faz ofertas de vendas, que mais parece uma feira de frutas. É uma vergonha nacional.

Aliete Bernardes

pedro borges disse...

eu acredito em vc!

Michele Platau disse...

Manu!
Incrívelmente trascreveu exatamente o meu pensamento!
Te admiro de mais pela coragem!
Abraço

Michele Platau