quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Considerações

Vou fazer algumas considerações iniciais sobre o que eu vi em dois dias no ministério de educação apenas estudando o sistema de ensino médio e superior deles. Primeiro e preciso registrar q eles estão passando por enormes transformações e se preparando para um corte de 10% no orçamento. A crise os pegou em cheio e é bem esquisito ouvi- los falar em perda de direitos. Como já falei o Estado aqui e bem forte e então quase todo o sistema e público. Mas é pago. 1/3 estado, 1/3 estudante, 1/3 família. Mas eles têm uma serie de financiamentos e pagam quase tudo de quase todo mundo. Eles financiam passagem e moradia para todos os maiores de 18 que não querem ou não podem pela distancia viver com os pais. O sistema deles e bem diferente do nosso. Universidade mesmo, com pesquisa, é apenas para 40% de quem esta no ensino superior. O restante fica em escolas técnicas: eles chamam de vocacionais. 60% da juventude chegam a esse nível de ensino. Os "migrants" como eles chamam turcos não nascidos aqui só são 1% desse total.
Eles agora estão debatendo o currículo mínimo para as escolas. Por terem uma preocupação bastante grande com autonomia eles dizem o governo fixará o que ensinar e as escolas escolhem como.
------------------------------------------------
Transporte estudantil= passe livre para todos os maiores de 18 podem fazer a escolha se querem usar durante a semana ou no final de semana.
Não tem limite e vale para tudo: trem ônibus. Na cidade e intermunicipal.
----------------------------------------
Eles estão sofrendo para implementar adivinhem o que? Cartão com chip para os estudantes. Alguém se lembra disso em porto alegre?
-------------------
Hoje estou pelo primeiro dia em Amsterdam. Passarei o dia entendendo a educação infantil deles e os espaços para depois da escola
---------
Ontem tive uma reunião com o ministro de transportes deles. Quinta e sexta me dedicarei ao sistema de transporte público. E muito bom ouvir tantas boas impressões sobre o crescimento do Brasil e o modo como enfrentamos a crise. Esse ministro e literalmente um guri. Muito jovem e brilhante. Todos falam que será 1º ministro em breve.

0 comentários: