quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Faltou tempo

Gente,

quero compartilhar algumas coisas bem legais com voces. Estou estudando por uns dias em Haia, nos Paises Baixos, a convite do governo daqui. E um programa muito interessante para o qual fui convidada juntamente com dois turcos e dois chineses e mais um economista(ia escrever guri) do Brasil. Passaremos os proximos dias num intensivo de economia, politica, educacao, saude e muitos outros temas.
Achei uma experiencia que poderia ser util para mim e para meu aprendizado politico. Eu pude fazer algumas opcoes de estudo individual e escolhi sistema de transporte publico (que aqui e multimodal - trens, onibus e ciclovias), sistema educacional. Acho que algumas experiencias podem me ajudar a pensar em solucoes diferentes para velhos problemas nossos.
Hoje, o primeiro dia, pude conversar com alguns parlamentares e conhecer duas coisas incriveis. A primeira delas e o tratamento dado a agricultura (sao o 2 país na producao agricola). E incrivelmente lindo. mas o que mais me chamou atencao e que todos tratam, o tempo todo, da questao energetica. Esse e o maior desafio deles para fazer qualquer coisa. Sei do apagao por ai, mas nos temos que concluir que somos muito privilegiados. E preciso que nosso povo perceba e aproveite isso.
Fiz muitas coisas que depois,aos poucos, vou contando. mas queria tambem chamar atencao para as ciclovias por aqui. E algo impressionante!!!! Gente, as escadas tem uma rampinha para eles subirem com as bicicletas. Todas as ruas tem ciclovia. Tudo bem... E tudo plano por aqui. Mas nos temos muitas cidades planas sem bicicletas, nao?
Bem, estou sem internet no meu computador e tenho que usar esse (de favor e por pouco tempo...). Vou contando aos poucos tudo o que vejo por aqui.
Beijos e fiquem bem.
------------------------------------------------------------------------------------------
Apenas dois esclarecimentos. O primeiro e que essa viagem nao e paga com recursos da Camara dos deputados. O segundo e que eu nao sei qual mico paguei na segunda no CQC mas imagino que foi grande pelo que li no meu twitter. Se foi, desculpem, ninguem acerta sempre.

0 comentários: