segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O tamanho da vontade de viver

Estou me sentindo em paz hoje. Uma paz profunda, aquela que brota apenas de vez em quando, quando estamos realmente tranquilos. Não é comum isso acontecer menos pela vida e mais por tudo o que vemos no mundo: tanta desigualdade, tanto injustiça. Mas hoje fiquei feliz e quero agradecer aos nossos idosos. Por que?
Durante todo o ano realizamos o Ciclo de seminários para um Envelhecimento Saúdavel. Foram uns oito ou nove, um por mês. Vamos seguir no próximo ano. Mas hoje realizamos o debate de encerramento do ano e fizemos uma confraternização com a apresentação cultural dos próprios idosos. Gente, foi sensacional. Uma alegria, uma vontade de viver, uma felicidade, um amor-próprio... Aquelas pessoas são felizes com suas dores, com suas ausências, com suas baixas aposentadorias. Elas amam a vida. Estão junto conosco lutando para melhorar a vida. Melhorar a cidade e o país. Mas estão em paz com elas mesmas.
Uma das gurias (são gurias mesmo de alma)resumiu como eu me sentia: "deve ser mesmo muito emocionante para uma jovem como tu, ver o tamanho da nossa vontade de viver". É verdade. Obrigada. Vocês nos ensinam a ser felizes.
-------------------------------------------------------------------------------
Aproveito o post para desejar um Feliz Aniversário para a Marinha. Ela organiza o nosso ciclo pelo mandato e tivemos a oportunidade de juntos cantarmos parabéns para ela. Mara, a gente te ama e está sempre contigo. Parabéns por seres a (boa) pessoa que és.

2 comentários:

Marinha disse...

Ouvir mais de cem pessoas, que admiro e respeito, cantando parabéns pra mim foi um dos presentes mais bonitos que já recebi.
Obrigada por confiares em meu trabalho e, principalmene, por usares a sensibilidade como bússula que te guia na direção do coletivo.
Gente do bem é coisa bem boa, né?
Te amo tb.

Hermano disse...

Manuela, encontrar pessoas -como você - que nos transmitem essa "vontade de viver" é um estímulo para nossa caminhada! Parabéns por todo seu trabalho!! O seu sorriso traduz o resultado dessa gana de vida: paz profunda, felicidade...