quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um pouco de 36 horas

Acabo de sair da Fundação de Biociência de Leiden. É o mais antigo centro de pesquisa de genética e biociência. É um espaço tipo o Vale do Silício da área, com incubadoras e incentivos para quem deseja desenvolver pesquisas aqui.

Quando concorri a prefeita falávamos muito disso na área de tecnologia da informação em função do CEITEC. Aqui, em 25 anos, eles realmente formaram um pólo entre universidade, 21 escolas de ensino médio, 60 empresas e governo. O museu que me referi antes faz parte do complexo.

Dentro de minhas curiosidades esta o sistema educacional. Passei uma hora num museu de biologia para ensino médio. Eles realmente fazem com que a gente entenda tudo. Eles se orgulham de ter uma educação que não cobra a decoreba. Estou aos poucos captando como funciona.

Ontem tive a oportunidade de reunir com o conselho de desenvolvimento econômico daqui. A parte que me pareceu mais interessante é a antiguidade. Data de 1945. É independente do governo: composto por um terço de empregados, um terço de empregados e um terço de especialistas, tipo professores universitários. Chama a atenção que as tragédias uniram muito o povo. Aqui, além das guerras as recorrentes enchentes.

Fui também a Rotterdam. Lá fica o maior porto da Europa (são loucos os números da Holanda para um país tão pequeno). Também lá está o maior símbolo da defesa que eles tem contra as águas.

Ainda ontem jantamos com lideranças das organizações de trabalhadores deles. O mais inusitado é o fato de que ser organizam por idade.

Agora pela manhã, na visita ao ministério de economia deles, pude entender a razão das políticas de estado de bem-estar deles serem divididas por idades. No ministério chama a atenção as políticas de assistência para jovens fora do mercado e para aqueles que estão estudando e também para quem tem filhos, como jornada de trabalho reduzida para 28 ou 30 horas. Depois eu conto mais pois estou no pequeno intervalo na universidade de saúde. Beijos.

........................

Alguns me perguntaram como é o grupo. Somos seis absolutamente distintos. O outro brasileiro é da área de economia, por exemplo. Viemos todos a convite do ministério de economia e de relações exteriores deles.

1 comentários:

Igor Alves disse...

Posta fotos da viagem, se você tirar e puder postar. Não costumo ler blogs mas o seu é meio que viciante.