sábado, 7 de novembro de 2009

Se eu cantar, desafino


Evidente que eu adoro ouvir o Caetano Veloso. Gosto do passado musical dele e do presente. Certamente gostarei do futuro. Ele e bom (desculpem, estou sem acentos). Certa vez tive a chance de gravar um programa de TV com ele. O achei de uma simpatia absoluta. O oposto do que imaginava dele. Eu o imaginava antipatico em virtude de suas declaracoes polemicas sobre os outros. Nessa ocasiao ele me disse que era evidente que tinha que falar, ele tem opiniao sobre as diversas coisas e os jornalistas, sabendo disso, ligam frequentemente para saber quais sao essas opinioes.

Pois bem. Ele chamou o Presidente Lula de analfabeto esse semana. Declarou que votara em Marina da Silva para presidente. Pensei em escrever sobre o que o levaria a votar em Marina ja que ela nao tem programa de governo, nem aliados politicos (quais serao os aliados? aqueles que sao contra a ciencia e as celulas tronco? serao do campo das mudancas ou da oposicao?). Mas nao vou.
Nao vou porque ha uma campanha no twitter chamada #calaabocacaetano e eu discordo dela. Por isso, vou falar sobre o peao de fabrica que estudou apenas ate a 4a serie e que governa o Brasil. O cara que conquistou a auto-sufiencia em petroleo sem nunca ter estudado aquelas formulas chatas de quimica. O cara que superou a crise economica sem ter estudado logaritimo (nunca entendi para que estudamos isso na matematica...). O cara que conseguiu a vaga provisoria no Conselho de Seguranca na ONU, sem nunca ter estudado o verbo "to be" ou qualquer outra lingua. Quero falar do cara que, por ter estudado pouco sabe a forca da educacao formal e e o Presidente que mais construiu universidades e escolas tecnicas na historia do Brasil. Ou seja, Lula nunca fez apologia ao seu nao estudo formal. Mas lutou para que o povo o tivesse. Nosso "sociologo" fechava vagas nos cursos nao importantes para o mercado como... Sociologia...
Quero falar sobre esse preconceito de uma certa elite que acha que aquilo que o povo aprende na sua caminhada nao presta. Poxa! Logo o Caetano que e de um estado com centenas de analfabetos que seduziram o mundo com sua cultura, com sua arte.

Nao posso, nao devo e nao quero mandar o Caetano ficar quieto ou calar a boca. Primeiro porque nao sou deselegante como aqueles que falam grosserias para os outros. Depois, porque quero que ele me seduza para sempre com a sua voz doce e suas letras inteligentes. Mas... Se eu cantar, desafino. Se o Lula cantar, desafina. Solte a voz Caetano... para cantar! E isso que fazes - maravilhosamente - bem.

19 comentários:

PH disse...

Adorei seu texto Manu, o aprendizado da vida infelizmente é visto como lixo pela nossa pobre elite idiota.

Que Caetano continue cantando, é o melhor que ele faz.

Julio Batisti disse...

Mandou bem Manu, ele é um artista e precisamos edificá-lo como tal, mas as opiniões devemoas até ignorá-las, pois é o produto mais barato do mercado e todos tem p dar, ñ custa nada, mas ao mesmo tempo ñ valem nada. O q conta é a prática. Grande abraço....

Anônimo disse...

Adorei o texto, gosto de algumas poucas músicas e que Caetano Veloso continue apenas cantando!!!

leo boechat disse...

É isso aí. Mandou bem.

Ana Paula Brito disse...

Concordo plenamente com vc Manuela, que Caetano continue a cantar e compôr que é o que ele faz bem, mas até pra isso é preciso sensibilidade, estar atento a realidade, e vejo que o mesmo está de fato por fora, parece que não vive no mesmo país que eu...um nação que agora proporciona mais oportunidade aos menos favorecidos. Graças ao analfabeto e tantos nordestinos como eu, e pobres, q acreditam em seu projeto de mudanças que está apenas começando ...e q ano q vem dará oportunidade as mulheres a continuar a crescer.

Felipe Braga disse...

Pensamento elitista, segregacionista. É uma pena, suas músicas são boas.
O aliado da Marina, se não me engano, é o presidente da Natura, empresa símbolo do capitalismo inconsciente.
Dizem que Marina é de Esquerda. Não concordo...
E o Lula? Criticá-lo por não ter formação acadêmica é o cúmulo, pois isso é fruto justamente do sistema brasileiro. Votaria nele de novo, se houvesse o terceiro mandato.

Camila disse...

Bom, não posso falar do Caetano porque não o conheço para tanto, mas não posso deixar de elogiar o restante do texto. Concordo plenamente. As universidade se espalharam, chegando a mais gente. Pois, mesmo que sejam gratuitas, os estudantes precisam deslocar-se e sobreviver nos grandes centros e essa realidade vem mudando. Eu estudo em um centro que foi criado graças a esses projetos de expansão. :)

Anônimo disse...

Caetano. Esse papo seu (sobre o Lula) tá qualquer coisa. Você já tá pra lá de marraquesh.

Inácio Carvalho disse...

beleza manu, um comentario (tbm ando sem acentos)muito apropriado pra infeliz declaracao do caetano, que anda meio desafinado quando se trata de brasil, neh?
agora, preciso dizer que sou mais passional que vc e jah ando meio distante das musicas do mano da betania desde que ele achou de sintonizar acordes tucanos, explicitos ou esverdeados. deve ser por conta do meu sangue sertanejo...

Anônimo disse...

Vocês não entederam, leiam a tradução do que ele quis dizer:
DORA KRAMER

Origem e destinos

Do que fala Caetano Veloso – que, aliás, será apontado como preconceituoso por isso – quando diz que Marina Silva não é “analfabeta” como o Lula? Fala sobre o esforço da senadora em se aprimorar e aproveitar as oportunidades dadas pela vida. Fala da recusa da senadora em fazer da adversidade de origem um proveitoso destino.

Fala de uma mulher nascida nos seringais da Amazônia, alfabetizada aos 14 anos de idade e que tem hoje na expressão do idioma de seu país um de seus melhores atributos. Marina não precisa da grosseria para se identificar com seu povo. Ao contrário: oferece-se a ele como prova de que o aperfeiçoamento – de palavras, pensamentos e comportamentos – vale a pena.

Marina não nivela o Brasil por baixo, mostra o valor do esforço e não celebra a indulgência.

Jameson disse...

Manuela, na ultima sexta, no Congresso do PcdoB, na lanchonete Manu perguntou a uma Guria de Sampa Seu Cachorro Quente tem "Pire"rs, Sim o Cachorro Quente nosso de São Paulo tem Pure de Batata, e respondeu a Manu, Quer? a mesma respondeu educadamente, Não, Obrigada!

Unknown disse...

Acho que qdo se trata do Presidente muitas pessoas (e o Caetano entre elas) apegam-se a uma opinião formada sem informações do que realemnte acontece e tem sido feito. É muito POP se basear nas sátiras dirigidas ao Lula e dizer que a popularidade se deve somente ao fato de ser uma pessoa comum, com hábitos comuns... ninguém aplaude as coisas boas feitas por ele. Se apegam as frases mal colocadas, as erros, e às satiras.

ocioessearte disse...

Querendo ou não, ainda há preconceito. Aliás, tudo q é novidade, é vitima de preconceito.

Edú Fróes disse...

Fácil, extremamente fácil, Manuela, para todos cantarem juntos.
Na música, para nao desafinar é só treinar.
Na política, para nao desafinar, é só combinar.

ocioessearte disse...

Mas todo mundo tem direito de ter opinião ou não. Temos q parar com essa ilusão d que nossos idolos ou qm admiramos nunca vão nos contrariar de alguma forma. Seja Caetano, Wagner Moura...Não é mesmo??Afinal, eles são seres humanos e não super herois. Nem sempre vão estar do nosso lado, para nos defender.

POLEZEL JUNIOR disse...

Parabens Deputada, eu como estudante de jornalismo ser degustar um bom texto. E ainda mais acertou na mosca. Caaaanta Caetano !!!!! Para todo Brasil, que sua música e sua voz faz parte da cultura brasilis.

Anônimo disse...

A falta de educação técnica do nosso presidente Lula tem, sim, que ser vista como um defeito.

Não deveríamos ter um presidente com este nível de educação. Isso não impede que ele seja um bom presidente, APESAR dessa deficiência, que não deveria existir. Nem em relação à maioria da populão, nem tampouco com o presidente da república.

É que às vezes essa deficiência do Lula parece que chega a ser exaltada. É uma vergonha sim ter um presidente que não fala de forma razoavelmetne correta o idioma do país. Só reflete o grau de cuidado que o país dedica à educação.

São admiráveis muitas conquistas que ele conseguiu tanto pessoalmente como no papel de presidente, apesar dessas deficiências, que um presidente da república, não deveria apresentar. Ass. hugo

Valdi Bs11 disse...

Sábias palavras deputada Manuela, eu também concordo que o Caetano soa melhor cantando.Apesar de morar em Salvador, não quer dizer que ele seja uma unânimidade.

Anônimo disse...

Não li todo o seu texto. Mas respeito sua opinião sobre o "cantor e compositor Caetano Veloso.Mas discordo do Caetano Veloso cidadão. Acho que le foi deselegante, mal educado, esnobe, e outras coisas mais impublicávesi. Esse é o jeito do Lula se reportar aos cidadãos brasileiros, e justiça seja feita, não é um diploma que vai determinar a capacidade de uma pessoa. Lula é um autodidata e é um homem muito inteligente. Conheço "n" pessoas com baixa escolaridade, mas com uma sabedoria de vida ímpar, e mais, são de uma educação no trato para com seus semelahntes que impressiona. Então, acho que ele, caetano, tem o direito de expressar suas opiniãoes, mas não da forma como as colocou. Portanto, o minímo que ele deveria fazer era se reportar diretamente ao presidente e se desculpar pelas grosserias e preconceito que, na minha opinião, manchou sua biografia.